Equipes apresentam projetos das Residências de Aprendizagem Criativa em semana de Webinários

Educadores acompanharam nesta segunda-feira (19) as apresentações das primeiras equipes da 4ª rodada das Residências Online de Aprendizagem Criativa, em uma transmissão no canal do Instituto Anísio Teixeira (IAT), no Youtube. Ao longo da semana, até sexta-feira (23), serão realizadas transmissões, sempre das 9h às 10h30 com as apresentações dos projetos criados durante as mentorias. 
 
Esta atividade é desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do IAT, com propósito de implementar projetos de aprendizagem criativa para alcançar estudantes de todo estado através das atividades pedagógicas elaboradas durante o programa. No primeiro dia de Webinários participaram as equipes The BOAT, Conexão Criativa e Menestréis do Vale Rio de Contas que apresentaram projetos abordando pesquisas no ambiente escolar, memórias afetivas e educação midiática. 
 
“Nos inspiramos em equipes que já participaram do projeto, a gente se empolga quando vê o resultado e os trabalhos criativos que conseguem chegar nos corações das pessoas e atingir os alunos de forma lúdica, criativa, resgatar memórias e trazer para escola o que eles tem de bom” celebrou a professora Jaciara Santana da The Boat, criada por educadores do Colégio Estadual Anna Junqueira Ayres Tourinho, do município de São Francisco do Conde. A equipe desenvolveu um projeto utilizando o Padlet como ambiente virtual de aprendizagem criativa, no intuito de partilhar memórias afetivas, atividades e experiências durante a pandemia. 
 
Nas quatro rodadas das residências foram envolvidos 47 impulsionadores diferentes, 78 equipes, 264 educadores e 616 horas de mentorias. Cada equipe participou de oito sessões de 1h, com especialistas em aprendizagem criativa de todo o Brasil. “O IAT está sempre buscando trazer todos educadores e estudantes para inovação, e toda equipe sempre se empenha e se dedica tanto a fazer isso. Estamos no quarto ciclo de residências e ainda seguimos com a mesma empolgação e mesmo ânimo e isso a gente percebe também nas equipes” pontuou Silvani Neri, impulsionadora do projeto desde a primeira edição. 
 
As Residências de Aprendizagem Criativa são inspiradas nas residências artísticas - prática comum ao universo das artes. Adaptada para educação, a prática valoriza as experiências já existentes, bem como o aprendizado entre pares, na medida em que a formação se dá na convivência dos professores com colegas que possuem mais experiência em Aprendizagem Criativa.
 
“Todo esse conhecimento vai se transformando em educadores que descobrem coisas novas que podem aproximar ainda mais eles e elas dos seus estudantes, e fazer processos pedagógicos mais divertidos, mais autorais e colaborativos'',  contou Iuri Rubim, Diretor de Inovação e Tecnologia do IAT.
 
As inscrições para a quinta rodada das residências já estão abertas e estarão disponíveis até o dia 06/08. Serão selecionadas 20 equipes, com certificação de 30h. Os interessados deverão criar equipes de 3 a 4 educadores, o proponente (quem faz a inscrição) deve ser da rede estadual de ensino, mas o restante da equipe pode ser de outras redes ou outros estados e acessar o formulário de inscrição através do link https://forms.gle/bbSW1UtMTgVJQBcSA. A lista das equipes selecionadas será divulgada no dia 10/08.

Notícias Relacionadas