Encontros reúnem educadores e gestores de sete territórios de identidade

Encontros Territoriais - Foto: Divulgação

Educadores e gestores de sete territórios de Identidade da Bahia participaram, nesta quinta-feira (23/5), do Encontro Territorial de Educação, realizado nas cidades-sede de Santa Maria da Vitória e Santo Antônio de Jesus, respectivamente. Organizado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), através dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), o evento tem promovido um espaço de diálogo e de troca de experiências entre profissionais da Educação e secretários municipais da Educação, visando fortalecer o regime de colaboração entre o Estado e os municípios para a melhoria do processo educacional nas diversas regiões.

A diretora do NTE 23 - Território da Bacia do Rio Corrente, Eleniza Castro de Oliveira, contou que o encontro integrado em Santa Maria da Vitória reuniu 90 participantes, entre professores e gestores, incluindo a presença de 90% dos secretários municipais de Educação do referido NTE e de representantes do NTE 11 (Bacia do Rio Grande, sediado em Barreiras), que também participaram das atividades. “Foi um dia muito proveitoso e todos presentes parabenizaram a SEC pela iniciativa de promover um encontro que possibilita a parceria das redes estadual e municipais. Frisei bastante, durante o encontro, a importância dessa integração para que possamos pensar juntos, estimulando a cultura da parceria em prol da Educação da Bahia”.

Em Santo Antônio de Jesus, o debate também foi profícuo, segundo a diretora do NTE 21 – Território do Recôncavo, Rozane Veiga, que destacou a importância da reunião, da qual participaram, também, representantes dos NTEs 6 (Baixo Sul), 9 (Vale do Jiquiriçá), 18 (Litoral Norte e Agreste Baiano) e 26 (Salvador e Região Metropolitana).  “As secretarias municipais foram nosso público-alvo nesse encontro, no qual recebemos 120 pessoas no total. Foi muito importante para todos participantes, que saíram mais fortalecidos e com a certeza da experiência compartilhada. Dialogamos sobre a melhoria das políticas públicas educacionais e o fortalecimento do regime de colaboração, bem como refletimos sobre as ações de apoio à educação municipal, compreendendo o cenário atual de cada ação dos respectivos municípios e do espaço de atuação. Foi bom receber os municípios, para colocarmos em prática as ações discutidas”.

Temas em debate – Nos encontros territoriais, que vão acontecer até 18 de junho, os educadores debatem os programas Formação pela Escola (FPE); Rede Estadual de Assistência Técnica e Pedagógica aos Municípios do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Bolsa Família, Bolsa Presença, Busca Ativa Escolar e Pé de Meia, bem como discutem questões relacionadas às ações integradas, ao Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) e ao censo escolar, entre outros assuntos. Na oportunidade, os participantes estão tendo a oportunidade de compartilhar conhecimento, receber suporte técnico e discutir estratégias para melhorar a qualidade da educação em seus municípios. Até o final dos encontros, a estimativa é que terão participado 2.280 pessoas.