Encontros propõem novas abordagens pedagógicas para Educação Integral na rede estadual

Gestores, professores, coordenadores pedagógicos e técnicos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia participam, nesta quarta e quinta-feira (20 e 21/08), do terceiro encontro do Curso de Formação de Professores em Educação Integral, que acontece no Instituto Anísio Teixeira (IAT), das 9h às 17h30. Com a temática “O Currículo na Educação Integral”, o curso será ministrado pela educadora e ex-coordenadora-geral de Ensino Fundamental do Ministério da Educação (MEC), Lúcia Helena Couto.

De acordo com o coordenador de Educação Integral da Secretaria da Educação do Estado, Analdino Filho, a atividade tem como foco a construção coletiva e colaborativa de uma proposta curricular de Educação Integral com a participação efetiva dos educadores na rede estadual de ensino da Bahia. “Esta formação, além de motivar e integrar os educadores, fortalece o programa, com as contribuições de todos, para que tenhamos um currículo integrado e significativo em todo o Estado”.

Formação - Realizado como extensão, com duração de 200 horas, o curso se desdobra em encontros gerais, realizados em Salvador, encontros territoriais e encontros escolares. A iniciativa visa promover a formação em educação integral de professores-articuladores, gestores e coordenadores pedagógicos que atuam nas 59 escolas integrantes do Programa de Educação Integral (ProEI) na capital (28) e no interior (31).

O Programa de Educação Integral é uma das estratégias da Secretaria da Educação do Estado, no âmbito dos 10 Compromissos para fortalecer a escola pública, do Programa Todos pela Escola, visando consolidar a política da Educação Integral para o ensino fundamental II e para o ensino médio, a partir da ampliação dos espaços e tempos de formação dos estudantes na escola.

Notícias Relacionadas