Encontro de formadores do Gestar segue até sexta (08/07)

Cerca de 80 professores formadores do programa Gestar na Escola estão reunidos em Valença para avaliar as ações realizadas no primeiro semestre e planejar o segundo. O Encontro Estadual de Formadores, aberto na segunda-feira (04/07) pelo diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Severiano Alves, segue até sexta-feira (08/07). Além das atividades de avaliação e planejamento, os professores irão passar por uma formação em tecnologias educacionais.

Severiano Alves ressaltou a importância da valorização dos profissionais da educação e afirmou trabalhar para garantir outros benefícios à categoria, a exemplo do avanço horizontal aos professores formadores. "Vocês são peças importantes para que a melhoria da qualidade de ensino na rede pública estadual. Por isso precisam ser valorizados", disse Severiano. O diretor ainda pontuou a necessidade de ampliação do Gestar. “É um programa estruturante situado na realidade da escola. É preciso fazer com que ele alcance toda a educação básica”, completou.

Entre os temas debatidos no encontro, a intervenção pedagógica para os professores do 6º ano é a novidade. De acordo com a coordenadora do Gestar na Escola, Admari Cajado, esta ação será uma espécie de tutoria ao professor, em sala de aula. “O formador irá acompanhar, semanalmente, um professor de língua portuguesa e outro de matemática durante o planejamento e a realização das aulas, levando atividades que o programa propõe, além de analisar, juntamente com o professor, o material didático que ele já possui”, explanou Admari.

A programação do encontro segue com as formações promovidas pelo IAT, por meio da Rede Anísio Teixeira, em “Apropriações tecnológicas no Ensino e na Aprendizagem” e “Produção de Vídeos Educacionais”. Estas formações têm como objetivo subsidiar as ações e o acompanhamento do Clube educacional do programa Gestar na Escola. “É importante a integração entre os programas e, principalmente, que os professores formadores estejam aptos ao uso das tecnologias educacionais”, afirmou o coordenador da Rede Anísio Teixeira, Yuri Wanderley. 

Notícias Relacionadas