Educadores trocam experiências em Espaço do Professor durante 5º Encontro Estudantil

Palavras-chave:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, os protagonistas são os alunos, que participam de uma série de atividades culturais, esportivas, tecnológicas e científicas e apresentam os seus projetos realizados ao longo do ano letivo. Mas, aos educadores e diretores escolares, também foi reservado um ambiente especial para que possam socializar experiências vividas, durante o evento que está acontecendo na Arena Fonte Nova, em Salvador. Trata-se do Espaço do Professor, no nível 7 do local, onde, nesta quarta-feira (22), o diretor do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, na capital baiana, Gedean Ribeiro, falou sobre o tema “Anísio Teixeira na contemporaneidade: a Escola parque no bairro da Liberdade”.
 
Inaugurado nesta edição do Encontro Estudantil, o Espaço do professor reune educadores e gestores vindos de várias partes do Estado. Na estreia do projeto, o professor e diretor escolar Gedean Ribeiro destacou a importância de inserir o educador Anísio Teixeira, idealizador da Escola Parque, há 67 anos, para o diálogo sobre Educação Integral. “Estou trazendo para o debate Anísio na contemporaneidade, no bairro da Liberdade, frente à uma população de 480 mil habitantes afrodescendentes. Trago para cá o Anísio que está dentro do espaço onde ele é vivo e onde percebemos que a sua visão de Educação Integral permanece viva, a partir da concepção de que o estudante é agente do seu próprio conhecimento e de que a comunidade escolar dialoga permanentemente com a comunidade do entorno. Anísio propôs, em termos de Educação Integral, uma escola que possibilita o estudante ir e vir e é isso que vivemos na Escola Parque: liberdade, Anísio e contemporaneidade”.
 
A professora de Biologia, Denise Santana, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Pedro Ribeiro, em Catu, presente ao debate, fala sobre a importância do momento de reflexões. “O Encontro Estudantil traz essa questão da construção do conhecimento por eles próprios, através de projetos fantásticos que podemos ver aqui, na Arena. Nossos alunos mostram ao mundo que são capazes de gerar conhecimento e nós, professores, temos essa oportunidade de não só acompanhá-los nessa experiência como, também, trocar as nossas experiências em um espaço preparado com este objetivo”.

Notícias Relacionadas