Educadores, secretários e prefeitos participam de reunião da Formação Continuada

Educadores de quatro Territórios de Identidade (Velho Chico, Bacia do Rio Corrente, Bacia do Rio Grande e Vale do Jiquiriçá) participaram nesta semana das Reuniões de Monitoramento do Plano de Formação Continuada. A ação, que teve início em setembro deste ano, visa monitorar e avaliar ações conjuntas no âmbito da Formação Continuada, além de mobilizar os educadores e equipes técnicas para os seminários territoriais que serão realizados em novembro.

De acordo com a diretora geral do Instituto Anísio Teixeira, Cybele Amado de Oliveira, até sexta-feira (08/10) outros quatro Territórios serão visitados (Bacia do Paramirim, Litoral Sul, Sertão Produtivo e Médio Rio de Contas). “Momento de fazer uma nova escuta junto aos educadores que participam da nossa formação, replanejar os nossos caminhos e socializar os resultados do que já realizamos até aqui”, explica a gestora, que esteve presente nos encontros do Velho Chico, Bacia do Rio Grande e Bacia do Rio Corrente.

Nas escutas citadas por Cybele Amado, uma das vozes mais recorrentes tem sido da criação da “Cultura” da Formação Continuada na rede estadual de educação. “Em muitos municípios já acontece a Formação Continuada, mas é preciso fortalecer isso na rede estadual. Essa ação, em contexto profissional, é fundamental para nós educadores. Ter as duas redes trabalhando juntas é maravilhoso, por isso é preciso ter essa cultura de formação, com a participação de todos”, afirmou Aliadne Brito da Silva, diretora escolar no município de Maracás, Território do Vale do Jiquiriçá (NTE09 - Amargosa).

No mesmo encontro, o diretor do Núcleo Territorial da Educação de Amargosa, Williams Panfile, também destacou o pioneirismo do Instituto Anísio Teixeira (IAT) em colocar educadores das redes municipais e estadual em um mesmo ambiente de formação. “Este regime de colaboração entre estado e municípios, com apoio da UPB, da Undime e do Itaú Social é uma inovação. Agora é  momento de avaliar os dois anos que já passaram e replanejar o futuro da formação. O IAT e a Secretaria da Educação estão de parabéns”, celebrou Panfile.

“O IAT sempre foi uma referência em educação. Hoje temos o apoio e a presença do Instituto nos Territórios e sentimos que a casa está irmanada com o municípios pela educação. Hoje somos valorizados pelo Estado, como nunca. Essa forma de enxergar a educação como um todo precisa ser valorizada. A formação é essencial para a aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou o prefeito de Santana, Marcos Cardoso.

Também presente no encontro, o prefeito de Santa Maria da Vitória, Antônio Elson Marques da Silva, afirmou que a Formação Continuada é essencial para os municípios, em especial aos do Oeste. “Essa presença do Governo aqui nos municípios do Oeste é sempre de muita valia. Nos ajuda bastante, principalmente neste momento de pandemia toda colaboração é bem vinda e na educação é primordial essa parceria. Parabéns ao governador Rui Costa, ao secretário Jerônimo Rodrigues e à diretora do IAT, Cybele”

“Os educadores da nossa região da Bacia do Rio Corrente aceitaram bem a formação. Nós precisamos dela. Isso pode ser visto no encontro de hoje em que todos os 11 municípios estão presentes”, informou a Diretora do NTE 23 (Santa Maria da Vitória), Eleniza Castro de Oliveira. “É uma iniciativa importante. Com ela o IAT resgata o seu papel de acolher os educadores da Bahia, sejam eles das redes municipais ou da estadual”, completou Eleniza.

Sobre o Plano de Formação Continuada Territorial

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A ação, que conta com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e parceria do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. Por conta da pandemia do Coronavírus, a formação acontece em ambiente virtual, reunindo mais de 9 mil educadores e técnicos de 414 municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.