Educadores podem participar de atividades de aprendizagem criativa

Durante este mês de setembro e outubro, educadores da rede pública que desejam conhecer mais sobre a Aprendizagem Criativa, poderão participar de diversas atividades relacionadas com o tema. Uma delas é o Dia do Mão na Massa, promovido pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), que visa incentivar professores e estudantes a trabalharem juntos com experiências que estimulem a autoria, construção e liberdade criativa. A segunda é o Code Day, uma parceria da Samsung e do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) que reúne formações sobre Internet das Coisas (IOT). As atividades são gratuitas e realizadas de forma online.
 
O Dia do Mão na Massa inclui webinários e compartilhamento de experiências desenvolvidas entre professores e estudantes de forma remota ou presencial. Nesta quarta-feira (01), será realizado o webinário “Rede Social Offline” e no próximo dia 8, o tema será “Vamos pensar brincando?”. A ação culmina com a exposição das experiências no portal da RBAC, no próximo dia 15 de setembro. “Será um dia em que os professores poderão explorar criações com os estudantes, utilizando material que está disponível”, destacou o coordenador de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT, Arlindo Matheus. Para compartilhar a atividade, o educador deverá acessar aprendizagemcriativa.org/pt-br/maonamassa. No portal, o educador poderá conferir também os links para os webinários.
 
No Code Day de 2021 será realizado o Code Day Scratch no dia 25/09 e o Code Day Arduíno no dia 23/10, nos quais serão abordados conceitos iniciais em Internet das Coisas. “Estas duas formações são baseadas em metodologias ativas e aprendizagem criativa e além disso, o pessoal do Code IOT, disponibiliza materiais para os professores, para que eles possam usar estas ferramentas em sala de aula”, comentou Arlindo. Neste ano, estão sendo ofertadas 150 vagas para cada formação. Para participar, o educador deverá realizar sua inscrição pelo link naescola.codeiot.org.br/formacoes até o dia 15/09. Ambas as atividades oferecem certificação e as melhores práticas serão divulgadas no site naescola.codeiot.org.br/relatos.

Notícias Relacionadas