Educadores dos Complexos Integrados de Educação socializam práticas pedagógicas

Os educadores dos Complexo Integrados de Educação Básica (CIE), unidades ligadas à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC),

participaram, nesta sexta-feira (11), de duas atividades on-line promovidas pela SEC. Em um primeiro momento, foram apresentadas práticas docentes desenvolvidas pelo CIE, em Eunápolis. Logo em seguida, o professor Marcos Calazans, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), discorreu sobre o tema “Avaliação: diferentes perspectivas, um só objetivo”.

O diretor do Complexo Integrado de Educação (CIE) de Eunápolis, Victor Silva, apresentou uma das práticas docentes desenvolvidas na unidade. “Estamos implantando o conceito de gestão ‘Escola Pró Ativa’. O projeto Manifeste, cujo tema é ‘Meio ambiente, degradação e suas consequências’, tem como objetivo estimular o ativismo social e fazer com que os estudantes se manifestem através das mídias digitais contra o desmatamento, as queimadas, a invasão de terras indígenas e de áreas de preservação, além do garimpo ilegal, a contaminação dos rios com mercúrio e o desmonte dos órgãos de proteção ambiental”.

O professor Marcos Calazans, da UFSB, destacou sobre a importância da avaliação no processo de ensino. “Avaliar sempre é um momento muito tenso para estudantes e professores. Recordar algumas definições, tipos e fases da avaliação, permitem que possamos reconstruir esse processo em sala de aula, tornando-o mais fluido e significativo para todos. Destacamos o quanto é importante dar uma devolutiva ou feedback para os estudantes se sentirem seguros".

Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.