Educadores dialogam sobre educação e adolescência durante encontro formativo

Como aproximar os jovens da escola? Como tornar a escola um ambiente ainda mais atraente e que dialogue com a juventude? Estes foram alguns dos questionamentos que nortearam a live "Educação e adolescência: centralidade dos sujeitos da aprendizagem", promovida na tarde desta quinta-feira (24), pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC). A atividade, que integra os diálogos formativos da Formação Continuada Territorial, contou com a participação da diretora geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira e dos educadores do Instituto Vera Cruz, Daniel Helene e Regina Scarpa. O encontro está disponível no canal do IAT no Youtube.

"Esta atividade tem uma importância fundamental para nós e complementa os nossos conteúdos da formação continuada que estamos realizando desde 2019 com gestores escolares, coordenadores pedagógicos e equipes técnicas. Esse nosso trabalho inclui, inclusive, uma discussão sobre o período pandêmico que estamos vivendo. É uma honra dividir esse espaço formativo, com estes dois educadores", afirmou a diretora, Cybele Amado.

Em sua apresentação, Daniel Helene trouxe uma provocação e citou os educadores Paulo Carrano e Juarez Dayrell, que afirmam que, "Para a grande parte dos jovens, a instituição (escola) parece se mostrar distante dos seus interesses e necessidades". A parti da pontuação dos educadores, Daniel coloca que a escola precisa saber lidar com a diversidade. "Precisamos de educadores e de escolas que lidem com os jovens e as adolescências,  em toda a sua diversidade".

Já Regina Scarpa trouxe o debate para o âmbito da formação de formadores e educadores. "Quem são os sujeitos da aprendizagem além dos estudantes? Estamos aqui falando de uma série de sujeitos e por isso precisamos encontrar uma coerência na formação de dos alunos, dos educadores e dos formadores. Temos aí um quadro de tripla aprendizagem", pontuou. "Para que a gente tenha um aluno autor, protagonista, para qual a educação faça sentido, isso precisa acontecer em todo os outros âmbitos", completou Scarpa.

Formação Continuada

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos, das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação. A ação, que conta com a parceria da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. Por conta da pandemia do Coronavírus, toda a formação acontece num ambiente virtual e reúne mais de 9 mil educadores e técnicos dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.