Educadores celebram o Dia Mundial da Voz com seminário e apresentações culturais

Palavras-chave:
Fotos: Emerson Santos - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Para comemorar o Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou, nesta terça-feira (18), o seminário “Seja amigo da sua voz” voltado para professores e trabalhadores da Educação. A atividade foi promovida por meio do Programa Saúde do Professor, que leva ações e serviços voltados para o cuidado e atenção à saúde do professor da rede pública estadual durante o ano letivo em diferentes atividades nas escolas ou no SAC Educação.
 
No evento, foram abordados os “mitos e verdades sobre o uso da voz profissional, com a participação de convidados como a cantora Carla Visi, que é madrinha da campanha “Seja amigo de sua voz”. Na ocasião, Carla Visi homenageou Gilberto Gil e os 50 anos da Tropicália e da cantora Katia Lanto. Além disso, o ator Marcos Machado fez uma performance teatral do poema “O guardião de rebanhos”, de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa.
 
Já a fonoaudióloga Émile Rocha, o jornalista e radialista, Jefferson Beltrão, a servidora e cantora, Noélia Marcell e a recepcionista Ludmilla Vieira Santos, também participaram do evento, por meio de uma roda de conversa que abordou o uso adequado da voz e questões como saúde, comportamento e bem-estar.
 
Para a professora de História do Colégio Estadual Sete de Setembro, Marlene Souza da Silva, que atua há 27 anos na rede estadual de ensino, cuidar da voz é essencial. “O programa enquanto política pública nos auxilia muito no trabalho profissional que exercemos. Sempre sou atendida e coloco em prática as dicas e orientações passadas pela equipe, pois os profissionais trabalham com a prevenção para melhorarmos a nossa voz, o físico e o psíquico, através de técnicas que podem ser feitas no nosso cotidiano”, revela.
 
“Esse trabalho realizado pela Secretaria é uma proposta bem consolidada no qual participo desde 2010. São sete anos falando insistentemente desse instrumento para compartilhar conhecimento e emoções, ou seja, a voz. E é muito importante que os professores sejam bem cuidados, pois têm um papel relevante na comunidade”, afirma a cantora Carla Visi.
 
De acordo com a coordenadora do Programa Saúde do Professor, Regina Borges, é muito importante se discutir sobre o uso adequado da voz. “A voz é o principal instrumento do professor e a Secretaria da Educação do Estado vem mostrando um cuidado com seus educadores e isso vai reverter na qualidade da Educação”, afirma.

Notícias Relacionadas