Educadores celebram formação voltada à Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), promoveu, nesta quarta-feira (15), a aula de conclusão do módulo 1 da formação Ampliando Universos pela Educação de Jovens e Adultos (AUEJA).  
A live de encerramento da primeira etapa da capacitação – direcionada a 2.500 educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e regida na modalidade de Educação à Distância – contou com as participações de educadores que celebraram o êxito da formação. 
 
>>Assista à live no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=4pygXcEjWTA
 
A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, falou sobre a importância da realização da formação. “A EJA mexe com todo mundo e é impossível não nos mobilizarmos em torno dessa modalidade. Falo aqui da minha alegria de termos conseguido realizar este curso, que a rede já desejava há tempos, pois a Educação de Jovens e Adultos tem suas especificidades e começar por um módulo que fala da EJA como um direito é algo que se torna quase subversivo neste momento político atual do país”. 
 
Membro do Conselho Estadual de Educação do Estado da Bahia e assessor da SEC, o professor Nildon Pitombo fez uma apresentação em torno da EJA como modalidade estratégica para a educação na Bahia. “É urgente o planejamento feito com a articulação de intersistema e, mais do que nunca, é também urgente a configuração do regime de colaboração junto aos municípios. Há que se incentivar a abordagem dessa temática na proposição da minuta da lei do Sistema de Educação, em plena construção”. 
 
Mediada pelo coordenador da formação, o professor Paulo Gabriel Nacif, que é presidente do Conselho Estadual da Educação da Bahia, apresentou, durante a live, o resultado dos estudos relativos à EJA, a partir do projeto “Políticas públicas para articulação federativa no Estado da Bahia: equidade, inclusão, diversidade no regime de colaboração”. “Chegamos ao último encontro do primeiro módulo do curso da AUEJA e agora temos a Educação de Jovens e Adultos como modalidade estratégica para a educação na Bahia”, disse Nacif, que contou com a companhia dos intérpretes de Libras Rebeca e Deivid Ramos.
 
Sobre a EJA – A Educação de Jovens e Adultos (EJA) se constitui em uma modalidade da Educação Básica inserida nas políticas públicas nacionais, com o objetivo de assegurar aos jovens, adultos e idosos o direito à educação de qualidade, considerando a especificidade do seu tempo humano. Com uma metodologia diferenciada, a EJA apresenta uma proposta pedagógica pautada em eixos temáticos e temas geradores que dialogam com os diversos componentes curriculares da Educação Básica e os saberes adquiridos pelos estudantes na sua vivência. Estão matriculados na EJA 150.521 estudantes, nas suas diferentes ofertas (PROEJA, Tempo de Aprender, Tempo Juvenil e Tempo Formativo).

Notícias Relacionadas