Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Educadora de Seabra lança olhar para as emoções dos estudantes e conquista premiação nacional
Educadora de Seabra lança olhar para as emoções dos estudantes e conquista premiação nacional
Publicado em sex, 23/10/2020 - 09:51 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Mas passar por essa trajetória teve seus percalços. O destino quis que uma futura médica tivesse sua vida transformada por um triste acontecimento. Após a morte de seu avô, Janaina se viu sem opções em São Paulo, ao passar no vestibular da Universidade de São Paulo (USP). Sua mãe retornou para Seabra e, sem um apoio na grande metrópole, resolveu também voltar para o interior da Bahia. Seguindo um sonho antigo do ente querido que há pouco a havia deixado, decidiu prestar um concurso para professora do seu município, que ainda dava a possibilidade, aos primeiros lugares, de cursar Pedagogia na Universidade Estadual da Bahia (UNEB).
"Vovô foi o responsável pela criação de uma escola e igreja na comunidade em que vivia. E foi nessa unidade escolar que ele enterrou o meu umbigo no passeio, dizendo que eu seria professora. Então, nem sabia ele que a sua profecia ia se cumprir. Por isso, acredito muito que toda minha trajetória na escola pública foi definida antes do meu nascimento, pelo que meu avô acreditava: que a educação poderia proporcionar uma transformação na vida das pessoas", conta.
A escrita nos mobiliários serviram de metodologia durante a trajetória da professora pela alfabetização e Ensino Fundamental I e II. Na Escola Municipal Ivani Oliveira, de Seabra, teve o reconhecimento por meio do projeto Tecnologias Indutoras de Aprendizagem (TEIA). O trabalho lhe proporcionou o prêmio "Espírito Público", concedido pelo Instituto República, em 2018. "Quando comecei a estudar sobre alfabetização, foi ficando muito claro como aproximar das escritas dos estudantes nos traz informações que são fundamentais, e não podem ser ignoradas, para pensarmos o que podemos ofertar para ele de ajuda e para que sigam aprendendo. Os projetos que realizava na escola, como formação de pais e funcionários das escolas; produção de currículos; e projetos de leitura, tinham como sustentação essas escritas feitas pelos estudantes no mobiliário e nas portas dos banheiros."
A iniciativa deu tão certo que o projeto da educadora virou documentário denominado de "Prova escrita" e vencedor do 10º Doc Futura, do Canal Futura. Como consequência, Janaína acabou sendo homenageada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), com uma Moção de Aplausos. A iniciativa, aprovada por unanimidade, foi solicitada pelo conselheiro corregedor Inaldo Araújo.
"Esse filme mostra as diversas possibilidades como podemos educar nossos olhos e ouvidos ao outro. Não é apenas rotular o estudante de problemático, mas entender o que está por trás deste comportamento. Com o filme, comecei a enxergar o meu trabalho de forma diferente. É uma tecnologia educacional humanizada, que tem como base princípios. É entender as escritas como um documento, a trajetória de cada um e também do coletivo. Com isso, o trabalho abre possibilidades de uma percepção maior de coisas que estavam invisibilizadas", afirmou.
Com as dificuldades da pandemia, o trabalho não parou. Foi criado o projeto "CESE em ação", no qual 60 monitores voluntários fazem o papel de interlocução entre profissionais da educação e a comunidade escolar. "A gente fala que esses monitores, além de estreitar essa relação, têm a capacidade de traduzir as inquietações dos colegas para que a gente possa replanejar o processo de aprendizagem", explicou Janaína, que falou sobre a sua maior conquista na educação: "Com certeza, foram os amigos. Se tenho condições de aprender, viajar, de acessar novos saberes é porque tive a oportunidade de encontrar pessoas incríveis. Por isso, o meu maior ganho são as pessoas que me levam a lugares desconhecidos na relação com o conhecimento e isso me torna, cada vez mais, sedenta por aprender".
Reportagem: Suâmi Dias
Notícias Relacionadas
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)