Educador português António Nóvoa encerra a Jornada Pedagógica 2022

Palavras-chave:

Com uma apaixonada defesa da escola como o coração das democracias, o educador português António Nóvoa encerrou na noite de ontem (4/2) a Jornada Pedagógica 2022, promovida pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Foi a primeira vez que Nóvoa, referência mundial em educação e formação de professores, participou de um evento presencial desde o início da pandemia. A palestra aconteceu na sede do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e foi acompanhada ao vivo por mais de dois mil educadores de todo o estado no canal da TV Educa Bahia e pelo youtube da secretaria, onde permanece disponível

O secretário de educação, Jerônimo Rodrigues, deu as boas-vindas a Nóvoa e reforçou o papel da secretaria de cuidar das vidas e das aprendizagens. "Nossos estudantes precisam de nós. A Jornada Pedagógica é um momento de formação e também de preparação para o ano. Vamos nos reencontrar de forma presencial e temos que ter a responsabilidade de que os protocolos funcionem, mas também o compromisso com as aprendizagens, com o que nós perdemos e precisamos resgatar". 

 

A ação contou com o apoio do Itaú Social, que também é parceira do Plano de Formação Continuada Territorial, promovido desde 2019 pela secretaria, por meio do IAT, e que atualmente beneficia mais de 9 mil educadores baianos. Nóvoa já havia participado da aula magna da Formação Continuada em 2020, como lembra Cybele Amado, diretora-geral do instituto. "O professor António Nóvoa é nossa referência. É um pesquisador que já estudamos há muitos anos e que vem influenciando fortemente a Formação Continuada. Ele diz que o verbo atual que nós temos que conjugar em todos os lugares é o cuidar, algo que nós já estamos trabalhando na formação para garantir uma escola integral, integradora. Para nós, é uma alegria imensa possibilitar esse encontro hoje para toda a nossa rede de educadores". 

 

A palestra foi acompanhada presencialmente por Paulo Gabriel Nacif, presidente do Conselho Estadual de Educação, Dayse Lago, vice-reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e por Rui Oliveira, coordenador-geral da Associação dos Professores Licenciados do Brasil - Seção Bahia (APLB-BA), entre outras personalidades.  

Além da palestra de Nóvoa, a noite também abrigou o lançamento do novo livro do pesquisador, "Escolas e Professores - Proteger, Transformar, Valorizar”, editado pelo IAT. Na obra, que conta com a colaboração da educadora Yara Alvim, Nóvoa mostra como a pandemia afetou a educação e defende que é preciso proteger e transformar as escolas, por meio da valorização dos professores, atores centrais nesse processo. A versão digital da publicação estará disponível na Plataforma Anísio Teixeira (pat.educacao.ba.gov.br). 

Sobre António Nóvoa - Professor universitário português, doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genebra) e doutor em História (Universidade de Paris-Sorbonne). António Nóvoa é professor catedrático do Instituto de Educação e reitor honorário da Universidade de Lisboa. Foi embaixador de Portugal na UNESCO, entre 2018 e 2021. Suas investigações e interesses incidem sobre a história da educação, educação comparada e formação de professores.

Jornada Pedagógica - A Jornada Pedagógica 2022 aconteceu entre os dias 1º e 4 de fevereiro, com o tema “Educação e democracia: Anísio Teixeira, Paulo Freire e seus legados”. A atividade é destinada ao planejamento do ano letivo, com a definição de metas e objetivos a serem alcançados. Com a jornada pedagógica, a Secretaria da Educação do Estado pretende reiterar a perspectiva da educação democrática, acolhendo todas as diversidades, incluindo um planejamento para a prática e voltado para a inclusão.

 

>> Acesse a página da Jornada Pedagógica 2022

 

Notícias Relacionadas