Educação empreendedora é abordada no 5º Encontro Estudantil

Palavras-chave:
Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Uma das palestras mais disputadas e que lotou Palco Professor, no 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, nesta quinta-feira (23), abordou a educação empreendedora. Estudantes, professores e gestores acompanharam atentamente os palestrantes Genésio Gomes e Luiz Candreva, que abordaram o assunto com muita criatividade.
 
O secretário da Educação, Walter Pinheiro, fez a abertura da palestra, destacando o empreendedorismo como um importante caminho para que os estudantes possam trilhar seus projetos de vida. “Temos diversas experiências empreendedoras na rede estadual e estamos realmente estimulando isso, para que o empreendedorismo comece na sala de aula e chegue na sociedade, resolvendo problemas sociais, inclusive, das comunidades onde as escolas estão inseridas”, destacou, ao identificar na plateia o estudante Tailan de Melo, que ganhou destaque com o projeto ‘Biomassa de banana verde como fonte alternativa de alimentação’. “Hoje este jovem do curso técnico de Agropecuária do CETEP Bacia do Rio Grande, em Barreiras, está apresentando aqui no encontro outro projeto inovador, utilizando a farinha do caroço da manga como fonte de alimentação, portanto um projeto que tem foco no desenvolvimento social”, disse.
 
Pinheiro destacou ainda o papel do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no desenvolvimento de projetos empreendedores. “Eu estudei na Escola Técnica e, nesta época, se o Sebrae já tivesse existido, talvez eu tivesse feito uma outra trajetória”, completou. Ele também destacou que mais de 50 mil estudantes da rede estadual terão acesso a cursos de educação empreendedora, a partir de uma parceria entre a Secretaria da Educação e o Sebrae.
 
O diretor superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido e a importância do debate sobre o assunto. “Considero o tema muito importante, sobretudo em função do momento em que estamos vivendo, onde o emprego está cada vez mais difícil e, infelizmente, no passado, as escolas não colocavam o empreendedorismo como alternativa para o aluno. Uma avaliação do Sebrae nacional identificou o trabalho que desempenhamos na Bahia como o melhor modelo a nível nacional. Isto faz com que nós possamos incrementar ainda mais o trabalho para que a Bahia seja um destaque na linha empreendedora”, avaliou.
 
 
O palestrante Genésio Gomes, idealizador e coordenador do projeto Células Empreendedoras, que visa a criação e desenvolvimento de ecossistemas de educação empreendedora e economia criativa em faculdades, escolas, empresas e comunidades, abordou o tema como uma oportunidade para os estudantes. “O modelo educacional no Brasil ainda é focado no emprego e vivemos um momento de escassez de empregabilidade, então desenvolvi este projeto de Células Empreendedoras para inverter este papel e estimular que os jovens desenvolvam seus projetos, inclusive com foco na resolução de problemas da sociedade. Então o aluno e o professor precisam entender que a escola pode ser um veículo para resolver os problemas da sociedade ao tempo em que pode gerar trabalho, renda e valorização”, disse.
 
O estudante Jean Lucas, 18 anos, do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Rômulo Almeida, em Santo Antônio de Jesus, era um dos mais atentos. “A gente traz uma carga do ensino médio achando que o conhecimento a gente aprende na sala de aula, processa, estuda para uma prova, tira uma nota boa e conclui o ano. Quando chega aqui numa palestra dessas a gente entende que Educação está além disso. Que quando você empreende e entende que a educação está além de só absorver um conteúdo de forma robótica e transferir em papel, você pode mudar o mundo, mudar pessoas e essas pessoas fazerem outras coisas muito legais com a Educação. Eu vou buscar solucionar problemas, de que ordem eu ainda não sei, mas a intenção é usar a ciência e o conhecimento que adquiri aqui e na escola para resolver problemas”, disse. 

Notícias Relacionadas