EAD e Formação de Professores são temas do Fórum de Educação

Palavras-chave:

Conselheiros Estaduais de Educação de todo o país participaram, na manhã da última quinta-feira, 13, dos debates do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação Região Nordeste. O encontro está acontecendo no auditório do Real Classic Hotel, em Aracaju, e foi aberto na noite da última quarta-feira, 12, prosseguindo até esta quinta-feira, em Canindé do São Francisco.
Foto: Juarez Silveira/Seed

A presidente do Conselho Estadual de Educação de Sergipe, Eliane Passos Santana, destacou a necessidade deste debate com todos os conselheiros. "Nesse encontro discutimos temas que carecem de um debate mais aprofundado, ou porque a legislação não contempla a realidade à luz dos problemas da educação brasileira, ou porque a gente quer despertar para a necessidade de regulamentos. Os temas escolhidos têm uma relação direta com a sociedade", explicou.

O primeiro debate do dia foi realizado durante uma mesa-redonda, cujo tema foi Ensino a Distância nas Diferentes Modalidades da Educação Básica, com palestras proferidas pelo conselheiro da CEB/CNE, Francisco Aparecido Cordão, e pela presidente do CEE/AL, Bárbara Heliodora Costa e Silva. As discussões tiveram como coordenadora a presidente do Conselho do Piauí, Eliana Maria Mendonça Sampaio, e como relatora a conselheira de Sergipe, Jucileide Dias dos Santos Aragão.

"Esse encontro é voltado para o aprimoramento dos Conselhos e das Secretarias para garantir uma educação de qualidade para todas as crianças, jovens e adultos, porque o nosso desafio é garantir a todos os cidadãos brasileiros uma educação que possibilite a ele continuar aprendendo", disse o palestrante, Francisco Aparecido Cordão.

Segundo a presidente do CEE/SE, Eliane Passos, esse tema é polêmico porque "hoje em dia há uma invasão de cursos que vêm de outros sistemas de ensino que tentam migrar para outros estados sem a devida autorização. Isso carece de uma ação mais eficaz por parte dos Conselhos Estaduais de Educação".

Logo em seguida houve outra mesa-redonda com o tema Formação de Professores da Educação Profissional, com palestra ministrada pelo conselheiro da Bahia, Antônio Almérico Biondi Lima. A mesa será coordenada pela conselheira de Sergipe, Ana Lúcia Lima da Rocha Muricy Souza, e terá como relatora a conselheira de Pernambuco, Ana Coelho Vieira Selva.

Clique aqui para ler matéria completa.

Fonte: Portal da Educação/SE

Notícias Relacionadas