Documentário Territórios de Resistência é tema do V Colóquio de 2023 do GEPEE

Palavras-chave:
O Grupo de Estudos, Pesquisas e Experimentações Educacionais do Instituto Anísio Teixeira (GEPEE/IAT) realiza, no dia 25 de agosto, às 9h, o V Colóquio do grupo em 2023. O evento será realizado na sede do IAT, em Salvador, de forma híbrida, e terá como tema o documentário “Territórios de Resistência: um novo olhar sobre o Dois de Julho” e estudos sobre a integração da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. O tema do colóquio foi escolhido em homenagem aos 20 anos da Lei 10.639/2003 que trata do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira.
 
De acordo com Rosemary Lopes, que integra o grupo de pesquisa, o colóquio marca as discussões sobre a Lei 10.639/2003, que inclui nos currículos escolares de todos os níveis e modalidades a história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. 
 
 “Será um Colóquio muito marcante, pois é o retorno das atividades presenciais do grupo após 2 anos de pandemia. Além disso, o tema que será abordado é fundamental para o currículo e a formação humana, que é o conhecimento da nossa própria história enquanto povo brasileiro e nossas lutas e reivindicações por uma educação que seja antirracista e que tenha como horizonte os direitos humanos e a dignidade humana”, afirmou Rosemary Lopes.
 
A pesquisadora destacou ainda que o documentário que será exibido durante o evento “trata da independência da Bahia, mas, sobretudo, trata da formação do povo brasileiro e da formação do povo baiano, suas lutas e suas pautas para assegurar novos direitos e ter assegurado também o direito ao conhecimento da sua própria história, da sua própria existência”. 
 
Gravada em 2022 e lançada este ano, a obra aborda a importância da luta dos povos negro e indígena para concretização do processo de independência da Bahia. O documentário é uma produção dos alunos do Centro Estadual De Educação Profissional Formação e Eventos Isaías Alves (CEEP) de Salvador, e dos professores e também pesquisadores Thayse Lacerda Assis e Jonathan Sampaio.
 
“O GEPEE integra o conjunto de estratégias pedagógicas que, desde 2018, tem contribuído com uma dimensão importante das ações desenvolvidas pelo Instituto Anísio Teixeira: a Produção e Difusão do Conhecimento. A realização do V Colóquio ganha uma proporção de destaque porque será o primeiro momento presencial do grupo após o período da pandemia, mas também pela importância da temática que será abordada. Em um ano que celebramos os 200 anos da Independência do Brasil na Bahia e os 20 anos da Lei 10.639/2003, essa ação se soma a outras iniciativas da Secretaria da Educação com o objetivo de contribuir nos processos formativos e na promoção e fortalecimento de uma Educação antirracista”, refletiu o coordenador de Diversidade, Inclusão e Pesquisa do Instituto Anísio Teixeira, Rogério Lima.
 

Notícias Relacionadas