Diversidade e Metodologia Científica

A Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e do Programa Ciência na Escola (PCE), promove a III Videoconferência: Diversidade e Metodologia Científica, que acontece no dia 22 de outubro de 2014, das 08h às 18h, no auditório 17, no (IAT), com transmissão para todas as salas de videoconferência distribuídas pelo Estado da Bahia.

A terceira videoconferência do Programa Ciência na Escola faz parte da carga horária de formação para os professores cursistas, participantes do movimento pela Educação Científica, com foco nos estudantes da Rede Estadual de Educação. Objetivo é discutir a construção das identidades de gênero, classe e etnia - as narrativas docentes na contemporaneidade na fabricação de indivíduos normalizados, além de analisar os métodos científicos na perspectiva da construção do professor pesquisador.

O evento pretende ampliar a discussão iniciada nos livros do Programa Ciência na Escola, que priorizam o ensino através da investigação científica. Na oportunidade, haverá debates sobre diversidade e metodologia científica, onde o professor terá a possibilidade de refletir criticamente sobre o seu papel, enquanto mediador do processo de construção e formalização de saberes acerca das diferenças, sejam elas de etnia, gênero, classe, etc. Além disso, a Videoconferência destaca discussões sobre a Ciência e a consciência negra, considerando o mês de novembro, próximo.

A videoconferência conta com a participação da Mestra, Rosângela de Barros Castro, que abordará o tema, Diversidade de gênero, classe e etnia; e da Doutoranda,  Cristiane Santos Souza, que discutirá, Metodologia Científica.

"O PCE adota uma dinâmica de formação que atende às demandas que emergem do momento social, promovendo uma relação dialógica entre a Ciência e as questões sociais de interesse dos estudantes e professores, na condução de um olhar pesquisador da Escola, com vistas a uma análise crítica da sociedade através das Ciências", explicou a Coordenadora Geral do PCE, Shirley Costa.

Programa Ciência na Escola - É uma ação estruturante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia que objetiva promover a educação científica na rede de escolas estaduais da Bahia, no segundo segmento do ensino fundamental.

Notícias Relacionadas