Dirigentes da Educação compartilham experiências vivenciadas nos Seminários Territoriais

As experiências exitosas apresentadas nos Seminários Territoriais de Formação Continuada – Saberes e Fazeres foi a tônica do segundo dia do VI Encontro de Dirigentes da Educação, realizado nesta terça-feira (19), no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. No encontro, os dirigentes dos Núcleos Territoriais de Seabra, Itabuna, Feira de Santana e Salvador relataram os seus olhares e experiências sobre a Formação Continuada e a realização dos Seminários.

Para a dirigente do NTE 03 de Seabra, Halana Martins de Souza, esta é uma oportunidade de avaliar o trabalho desenvolvido. “Quando a gente compartilha e vê as experiências dos outros NTE, tanto no Seminário Territorial, quanto da formação continuada, a gente consegue analisar como está o nosso Território e o que podemos fazer para melhorar”. Apesar de ser recém-chegada no NTE, informou que participou também dos encontros de Formação Continuada para gestores e coordenadores. “Participei da formação como gestora da escola que atuo e depois na organização do Seminário como dirigente do NTE”, declarou.

Gestores dos NTEs planejam ações pedagógicas para o ano letivo de 2020
Gestores dos NTEs planejam ações pedagógicas para o ano letivo de 2020
Ao todo serão realizados 12 Seminários Territoriais. O próximo acontece no dia 22, em Paulo Afonso. Para a diretora geral do IAT, Cybele Amado, as expectativas com os Seminários têm sido superadas. “Estamos muito felizes em poder compartilhar o resultado de todo o trabalho realizado nestes últimos nove meses de formação continuada”, informou. Durante o encontro, a diretora destacou também a participação dos estudantes nos Seminários. “Colocar os jovens nas mesas foi uma inovação e uma surpresa gratificante”.

De acordo o coordenador de Articulação de Projetos para a Educação, Helder Amorim, este momento de formação o papel articulador dos gestores e coordenadores é essencial. “Neste encontro fazemos a formação do modelo gestor, bem como são dadas orientações para que eles possam planejar as ações nos territórios”, explicou. Acrescentou também que este é o momento de planejar 2020. “Abordamos aqui desde a jornada pedagógica, seminários territoriais, ampliação da educação integral, novo ensino médio e outros temas que fazem parte da agenda do próximo ano”, concluiu.

Notícias Relacionadas