Curiosidade, descontração e interatividade marcam 5ª edição da Caravana Digital em Ilhéus

A 5ª edição da Caravana Digital realizada, nesta sexta-feira (18), em Ilhéus (Território Litoral Sul NTE 05), levou para Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, muita inovação, tecnologia e aprendizado.

Durante os dois turnos, estudantes e professores participaram de atividades lúdicas e formativas e tiveram acesso a jogos analógicos e digitais, atividades interativas envolvendo makey makey, realidade aumentada, fotografias com chroma-key, experimentos com inteligência artificial e arduíno, voo demonstrativo de drone, exposição fotográfica e gravação de podcast. Esta última despertou bastante o interesse dos estudantes que demonstraram muita alegria e satisfação em poder aprender a produzir conteúdo radiofônico e construir conhecimento por meio de novas tecnologias da informação e da comunicação.

“A caravana significou muito para mim, porque me trouxe grandes aprendizados. Nela pude aprender como gravar um Podcast e até consegui colocar em prática o que aprendi fazendo uma entrevista com a diretora do NTE. Só tenho a agradecer. Muito obrigada!”, afirmou a estudante Sofia Mel Lopes.

As atividades despertaram também a curiosidade e a criatividade dos estudantes que interagiram de forma leve e descontraída com a equipe do Instituto Anísio Teixeira (IAT), demonstrando grande interesse em cada atividade oferecida.

“Durante a caravana recebemos um cubo de realidade aumentada que nós montamos e com ele aprendemos e vimos vários efeitos bem legais. Achei isso muito inovador. Uma coisa que eu não conhecia e que gostei bastante”, elogiou a estudante Ester Cardoso.

Além do jogos, brincadeiras e experiências interativas, foram realizadas ainda oficinas de Fotografia Básica, Scratch, Design de Interiores com Floorplanner e Podcast.

“É com grande satisfação que recebemos hoje a 5ª edição da Caravana Digital. O projeto é excelente, os estudantes gostaram muito, afinal tecnologia hoje é tudo. Além disso, recebemos hoje da Secretaria da Educação os chromebooks, equipamentos que irão ser muito úteis para nós”, destacou a diretora do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, Dulcineia Faie.

A Caravana Digital é uma ação da Secretaria da Educação, realizada através do IAT, que leva para colégios estaduais tecnologias, experimentos, atividades interativas e oficinas, com o objetivo de engajar professores e estudantes por meio de experimentações e inovações tecnológicas de baixo custo, acessíveis para a implementação nas escolas.

Educação Conectada

Também durante 5ª edição da Caravana Digital, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através da Iniciativa BNDES Educação Conectada, entregou ao Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa 28 chromebooks, que serão utilizados pelos professores de português e matemática do 1º e 2º ano durante as formações.

A entrega dos equipamentos é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Educação e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que tem como objetivo a implementação e uso de tecnologias digitais nas redes públicas estaduais e municipais de ensino, em escolas de ensino fundamental e médio. Participam da iniciativa 100% das escolas estaduais urbanas e 50% das escolas municipais urbanas localizadas nos municípios de Lauro de Freitas e Ilhéus.