Culinária torna aula de Língua Portuguesa mais atrativa

Foto: acervo pesoal
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Com a intenção de tornar mais atrativo o conhecimento da Língua Portuguesa, a professora da disciplina, Janildes Almeida, do Colégio Estadual Deputado José da Rocha, no município de Matina (723 Km de Salvador), criou o  projeto  Movimento Literário Estudantil (Movilitera). Com a iniciativa, ela tem despertado nos estudantes o interesse pela leitura e especialmente pela vida e obra de  autores brasileiros. O resultado do trabalho deu tão certo que virou livro a ser lançado no mês de novembro. A professora Janildes recebe o reconhecimento da comunidade escolar e é uma das homenageadas neste mês em que se celebra o dia do professor (15 de outubro).
 
O projeto Movilitera foi desenvolvido durante a 3ª unidade com os estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Foram selecionados livros de grandes autores da literatura brasileira como Ariano Suassuna, Jorge Amado, Graciliano Ramos e Raquel de Queiroz. Em equipe, os estudantes realizaram pesquisas, se mobilizaram e elaboraram várias tarefas como entrevistas com outros professores, recriação das capas dos livros e páginas nas redes sociais.
 
Outro desdobramento do projeto foi a culinária literária, momento em que os estudantes elaboraram pratos inspirados nas obras pesquisadas. Deste trabalho saiu a “Coxinha de papagaio”, que remete ao livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Eles também fizeram o “Bolo Gabriela”, inspirado na personagem do livro “Gabriela Cravo e Canela”, de Jorge Amado. Também teve o “Cachorro-quente da Belinha”, em homenagem ao livro “O Alto da Compadecida”, de Ariano Suassuna.
 
O estudante Luis Augusto Lopes, 16 anos, diz que a participação dele no projeto mudou sua relação com a leitura. “Foi bem interessante e proveitoso para a turma. Aproveitei para aprofundar meus estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e tirei muitas dúvidas com a professora. Ela, como sempre, é muito dedicada e participativa, tira nossas dúvidas e incentiva a nossa criatividade na elaboração das tarefas”, comenta.
 
Para professora Janildes Almeida, a educação existe movimento e criatividade. “Para nós professores ficar no quadro é chato, imagina para esses jovens cheios de energia. A partir dessa atividade percebi que a questão é o movimento, os estudantes ficam mais estimulados e assimilam melhor os conteúdos trabalhados, realizando atividades prazerosas e prática. Eles tiveram um ótimo desempenho e isso me incentiva a seguir na profissão que escolhi e elaborar novos projetos”, ressalta a professora.

Notícias Relacionadas