Coordenadores de Polos UAB discutem políticas de educação a distância

Fotos Roberta Rodrigues

Articular ações voltadas para a qualificação dos profissionais que atuam nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi um dos objetivos do “Encontro de Coordenadores Estaduais de Polo UAB 2015”, realizado nesta quarta e quinta-feira (04 e 05/11), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.  As políticas de educação à distância bem como o Plano Nacional e Estadual de Educação, e os rumos da educação a Distância na Bahia, também foram os assuntos discutidos durante o encontro.

Para a diretora de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do IAT, Kátia Ramos, esse encontro busca promover discussões e reflexões a cerca das ações e responsabilidades dos gestores dos Polos da UAB. “Nós objetivamos a melhoria da qualidade dos cursos ofertados pelas Instituições Públicas de Ensino Superior, articulando ações administrativas e pedagógicas, desenvolvidas no âmbito do gerenciamento desses espaços”, afirmou Kátia.

De acordo com o diretor geral do Instituto Anísio Teixeira, Nildon Pitombo, esse é um momento que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está proporcionando para discutir os desafios e fazer com que os polos passem por um processo de requalificação. “Nós temos uma meta, defendida pelo Secretário Osvaldo Barreto, de dar mais sistematicidade às ações dos polos, tendo em vista o conjunto de cursos, matrículas e universidades que existe em cada um para que possam estar alinhadas às políticas públicas do Estado, promovendo o nível de acesso, permanência e conclusão da educação superior”, salientou Nildon.

PDDE – Outro ponto de debate no encontro foi a habilitação dos polos UAB para recebimento de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola. “Com o PDDE, podemos ter uma melhor gestão administrativa, com mais recursos para o custeio e compra de materiais permanentes, tendo uma folga para trabalhar melhor os projetos pedagógicos dentro dos polos”, afirmou a coordenadora do Polo UAB da cidade de Paulo Afonso, Edjane Melo.

UAB – A Universidade Aberta do Brasil busca ampliar e interiorizar a oferta de formação inicial e continuada de professores por meio da Educação a Distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, além de formação continuada àqueles já graduados.