Ciência Móvel visita cidades baianas

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira - IAT, e a Universidade do Estado da Bahia - UNEB promoveram nas cidades de Canavieiras (01/10), Itagimirim (02/10) e Santa Cruz de Cabrália (03 e 04/10) o Projeto Ciência Móvel.

O Programa Ciência na Escola, ação estruturante da Secretaria da Educação da Bahia, objetiva elevar aprendizagens prioritárias, em que se inclui a alfabetização científica e tecnológica, como mais uma ferramenta que viabiliza o processo de articulação e definição de políticas públicas direcionadas à plenitude da alfabetização dos jovens em todos os níveis.
 
Assim, o Programa promove ações voltadas para o movimento em prol da educação científica em nossas escolas públicas estaduais. Duas dessas ações têm movimentado a comunidade escolar, envolvendo professores, alunos e família. São elas:

O Projeto Ciência Móvel, de autoria da UNEB, desenvolvido por esta instituição em parceria com Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia – SECTI/BA, que tem como objetivo difundir e popularizar a ciência e a tecnologia pelos municípios baianos. Sua concepção extrapola os limites da escola. Trata-se de um veículo, tipo ônibus, equipado como um museu de ciências que possibilita o contato do estudante com uma programação de exposições. O museu contempla temas básicos da ciência, estimula a curiosidade científica e desenvolve o interesse do alunado pela prática da ciência.

II Feira de Ciências da Bahia – Ação estruturante da Secretaria da Educação da Bahia que objetiva estimular a prática científica através da interdisciplinaridade e do fomento ao protagonismo juvenil. É caracterizada por ser um espaço de mostra de experiências e projetos de ciências de estudantes, orientados por professores, para estimular o ensino-aprendizagem das ciências na educação básica e valorizar as melhores iniciativas nesse âmbito, assim como socializar, a nível estadual, os esforços de cada escola. O diferencial da Feira é não se constituir apenas em um evento, mas fortalecer o movimento de transformação do currículo das escolas estaduais e uma política pública de formação de professores visando a valorização dos mesmos como sujeitos portadores de direito à formação, à atualização e ao protagonismo nas decisões pedagógicas da escola em que atuam.

 

 

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