Caravana da Rede Anísio Teixeira estimula estudantes do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos para uso das tecnologias educacionais

Fotos: Roberta Rodrigues/IAT
Apresentações de capoeira, maculelê, música e dança fizeram parte da Caravana Digital, realizada nesta sexta-feira (13/10), no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, no Bairro da paz, em Salvador. A caravana é mais uma ação realizada pela Rede Anísio Teixeira (Rede AT), que tem como objetivo estimular o uso das mídias educacionais, produzidas pelo programa. Entre as atividades da Caravana constam também oficinas que visam disseminar, fomentar e divulgar as mídias digitais, através do uso de tecnologias educacionais livres e compartilhamento de conteúdos na prática pedagógica docente para a comunidade escolar.

“Esse é um trabalho sociocultural, realizado em parceria com as escolas. Nós entramos em contato para verificar quais os projetos e talentos existem na escola, para que possamos apresentar na caravana, e intercalamos com algumas ações da Rede AT. Nós trazemos informações sobre os nossos projetos de forma bem lúdica, promovendo um momento de diversão e muito conhecimento para toda a comunidade escolar”, explicou o educador da Rede AT, Raulino Júnior.

“É muito gratificante ter um projeto como esse em nossa escola que, além de transmitir informações a respeito das mídias sociais, motiva e incentiva ao aluno a desenvolver os seus talentos artísticos, produzindo um ambiente mais descontraído para a escola”, comemorou o estudante do 3º ano do ensino médio, Ubiraci Mendes.

Na caravana, os alunos foram apresentados ao Blog e redes sociais do Professor Web (http://ambiente.educacao.ba.gov.br/professorweb). A aluna Geize Lima, afirmou que a apresentação das redes foi muito interessante. “Fiquei encantada com a proposta do blog, ele traz dicas muito interessantes. Achei a iniciativa da caravana muito bacana, deveria acontecer mais vezes aqui na escola”, disse Geize.

A Rede Anísio Teixeira - Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais da Rede Pública Estadual de Ensino atua por meio dos projetos Ambiente Educacional Web, TV Anísio Teixeira e Professor Web. Também realiza ações de formação, produção e compartilhamento de mídias e tecnologias educacionais com professores e estudantes, no intuito de contribuir para apropriações tecnológicas éticas, críticas, lúdicas e contextualizadas nos processos de ensino e aprendizagem.