Café literário amplia campo de leitura em ciências humanas

Palavras-chave:

Fotos: Roberta Rodrigues/IAT

Professores e estudantes do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira (CEAAT) realizaram, nesta quarta-feira (08/06), no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), o primeiro Café literário, com o objetivo ampliar o campo de leitura na área das ciências humanas. A ação foi baseada a partir da leitura de filmes apresentados por professores, visando às demandas sociais, locais e políticas dos estudantes.

“Nós trabalhamos com a literatura em todas as áreas do conhecimento. Nos organizamos e discutimos durante a Atividade Complementar (AC), como trabalharíamos a leitura da área de humanas, porque no entendimento geral, a leitura só é trabalhada com a literatura, mas nós da área de humanas precisamos trabalhar com a leitura de uma forma mais crítica e ampla em relação de mundo”, explicou a professora de sociologia e coordenadora do projeto, Elenilda Sampaio. O trabalho é desenvolvido com todas as turmas da 5ª ao 3º ano do ensino médio. “Para nós professores, é muito importante que o estudante faça uma leitura do mundo a partir do senso crítico, reflexivo sobre o que está acontecendo no seu dia a dia”, completou.

Para Vinícius Carvalho, estudante do 3º ano do ensino médio, esse trabalho realizado a partir da leitura dos filmes tem ampliado muito a sua visão. “Nós trabalhamos com o filme Tempos modernos e nele eu pude perceber que hoje as pessoas valorizam mais o dinheiro do que o seu trabalho. Nós devemos valorizar o nosso trabalho e não apenas ser escravos do dinheiro, baseados no capitalismo dos tempos atuais. Hoje somos mais reféns do dinheiro e não temos prazer no que estamos trabalhando”, destacou Vinícius.

 

Notícias Relacionadas