Bahia sedia a Pasantía de Intercâmbio Regional

A troca de experiências inovadoras para a formação de professores na educação básica e a política nacional de formação de professores deram o tom do primeiro dia da Pasantía de Intercâmbio Regional – Bahia, nesta segunda-feira (10/11), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. Estiveram reunidos professores e gestores do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – países que integram o Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (Pasem), responsável pela iniciativa. A ação, no Estado, foi articulada pelo Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente (Forprof-BA), em parceria com o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor).

“A realização da Pasantía na Bahia nos cria uma grande expectativa no sentido de firmar laços permanentes em relação à formação dos profissionais de educação básica, para que possamos atuar no âmbito da interdisciplinaridade, atuando tanto no seguimento do ensino médio como do ensino fundamental”, afirmou o coordenador do Fórum Estadual de Educação (que é sediado na Secretaria da Educação do Estado da Bahia), Nildon Pitombo.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Durante a realização da Pasantía na Bahia, serão apresentadas diversas experiências realizadas em universidades públicas e escolas parceiras, localizadas em distintas regiões do Estado. “Apostamos muito neste trabalho que propõe a integração dos países do Mercosul e conta com a participação efetiva de nossas instituições públicas, como a Ufba, Uesc, Uesb, Uefs e UFRB”, destacou a coordenadora de Desenvolvimento da Educação Superior da Secretaria da Educação do Estado e membro da comissão organizadora da Pasantía, Norma Vídero.

O coordenador da Pasantía/Brasil, Vitor Hugo Manzke, ressaltou a importância do evento, que tem como papel central a integração da educação, contribuindo para a sua qualidade, por meio do fortalecimento da formação inicial e continuada do docente. “A educação é como música: aproxima as pessoas. O espírito que nos traz aqui é o do intercâmbio de experiências, convictos de que a formação de professores é um processo coletivo para distribuir conhecimentos”.

Representando a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Ruy Silva afirmou que a Pasantía é uma ação fundamental para a promoção da mobilidade de gestores e professores que atuam no campo da formação docente. “Quando o MEC (Ministério da Educação) abraça um projeto é porque ele realmente acredita no seu sucesso, e temos a certeza de que essa ação irá cumprir o seu objetivo de oferecer uma oportunidade de conhecer e compartilhar experiências inovadoras no campo da formação de professores na educação básica”.

Além dos gestores e educadores, participaram, também, a coordenadora técnica de EaD do IAT, Elisângela dos Reis Oliveira e os pro-reitores de Graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), respectivamente, Elias Guimarães e Márcio Gomes. O evento terá continuidade na terça-feira (11/11), na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e na quarta (12/11), na Universidade Federal da Bahia (Ufba),  prosseguindo até o dia 17 de novembro.

Formação de professores – A formação de professores é uma das ações de valorização dos profissionais da educação adotadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, nos últimos oito anos. A Bahia é pioneira na implementação do programa de Formação Inicial por incluir, nos seus 417 municípios, a oferta de graduação em licenciatura, nas modalidades presencial e a distância, para os professores que não possuem titulação em nível superior ou que atuam em área distinta de sua formação original.

Em 2014, 23.289 professores da rede estadual de ensino e 7.752 das redes municipais foram matriculados nos cursos presenciais de formação inicial e continuada, e mais de 1.500 vagas, em 14 cursos de especialização, foram disponibilizadas pela Secretaria, em convênio com o Parfor e as universidades públicas.