Audiência amplia participação popular no debate sobre o Plano Estadual de Educação

Fotos: Marvin Kennedy/IAT

Professores, estudantes e gestores participaram, nesta terça-feira (26/05), da audiência pública Bahia: Plano Estadual de Educação 2014-2024, realizada no espaço multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro. Organizado pelo Fórum Estadual de Educação (FEE-BA), o evento buscou ouvir a população, além de entidades e organizações ligadas à educação, coletando sugestões ao texto-base do Plano Estadual.

De acordo com o presidente do Fórum e diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Nildon Pitombo, estas audiências reforçam o caráter participativo da construção do Plano Estadual. “O fórum tem ouvido os diversos segmentos. Fizemos escutas com as universidades, as organizações e fóruns setoriais, a exemplo do Fórum de Educação no Campo, de Educação Profissional, entre outros. O texto final será um documento de qualidade e que reflita a ampla participação que tivemos ao longo do período de elaboração”, explanou.

Para Gilmária Monteiro, representante da Secretaria de Educação do município de Curaçá, audiências como a realizada pelo fórum fortalecem a educação pela criação de espaços de debates positivos. “É um momento ímpar, em que professores, gestores e estudantes podem, de forma colaborativa, pensar a educação para os próximos anos”, comemorou. Aprovado no dia 8 de maio, o documento estabelece metas para melhoria da organização do sistema estadual de ensino. Depois de Juazeiro, uma nova audiência será realizada em Salvador, antes da entrega do documento final à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Fórum Estadual de Educação - O Fórum Estadual de Educação tem como princípio a participação e o envolvimento amplo dos sistemas e de todas as instituições educativas, bem como da sociedade civil, na articulação, avaliação e colaboração com os sistemas de educação. Portanto, deve ser entendido como espaço de deliberação coletiva, amadurecimento institucional e cooperação.

 

Notícias Relacionadas