Atividades movimentam cerca de 600 escolas da rede estadual até outubro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Até outubro, cerca de 600 unidades escolares e mais de 30 mil estudantes e professores da rede estadual de ensino da Bahia estarão envolvidos na realização das Feiras Escolares de Ciências e de Matemática. A atividade, que precede a 5ª Feira Ciências da Bahia (Feciba) e a 10ª Feira Baiana de Matemática, mobiliza a comunidade escolar para a pesquisa, experimentação e elaboração de projetos, a partir da educação científica.

“A importância dessas feiras está justamente no retorno que os projetos dão para a sociedade. São trabalhos desenvolvidos com foco na investigação cientifica voltada para relevância social das comunidades em que a escola está inserida, é o momento onde a comunidade contempla aquilo que é produzido. Estamos felizes em perceber que a cada ano a qualidade dos projetos aumenta, e tem sido muito mais difícil escolher os melhores”, explicou o coordenador da Feciba, Rogério Lima.

“Estamos no momento de colher os resultados de toda essa movimentação em prol da educação científica. O programa trouxe para a comunidade escolar esse processo de inovação educacional, onde o professor renova a sua prática docente, através da construção do conhecimento cientifico e o estudante percebe sua realidade local e se envolve buscando solução para as problemáticas encontradas em seu entorno”, relatou a Coordenadora do Ciência na Escola, Shirley Costa.

“A Feira de Ciências aqui na unidade escolar é um momento muito esperado durante o ano letivo. Desta vez, os estudantes optaram por realizar a feira com foco em doenças endêmicas, visto que nossa cidade está passando por momento de surto de doenças, como a Zika e a Dengue. Acredito que a realização dessas feiras nas escolas mobilizam os estudantes e faze uma ponte entre o Ciência na Escola e o colégio, além de envolver a comunidade local”, informou Reuvan Sodré, diretor do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira (CEAAT), que realiza a sua feira no próximo dia 19/09.

Segundo a vice-diretora do Colégio Estadual de Plataforma, Andreia Cordeiro, as feiras escolares servem para despertar o interesse dos estudantes por questões atuais da nossa sociedade. “Este ano, a escola está trabalhando com a temática do consumo e da escassez da água. Os estudantes estão entusiasmados com a feira e estão focados em projetos que tratam da sustentabilidade e do meio ambiente”, reforçou a diretora. A feira escolar do Colégio Estadual de Plataforma acontece dia 29/09.

Feciba - Ação estruturante do programa Educar para a Transformar, a Feira de Ciências da Bahia (Feciba) busca estimular a relação de ensino e de aprendizagem, bem como fomentar o protagonismo dos estudantes na construção do seu conhecimento, por meio da pesquisa e experimentação. Este ano, 180 projetos serão selecionados para a Feciba, que será realizada em novembro, durante o Encontro Estudantil.

Notícias Relacionadas