Apresentação da avaliação do Projeto Energia que Transforma.

Os projetos desenvolvidos pelos alunos, no âmbito da Energia que Transforma, participaram da seleção para a Feira de Ciências da Bahia promovida pelo Programa Ciência na Escola. As experiências foram registradas e serão transformadas posteriormente em uma publicação de Boas Práticas.

Comemorar os resultados obtidos pelo Projeto com a Metodologia Energia que Transforma, ocorrido no ano de 2013, com a parceria da Fundação Roberto Marinho e a Coelba, através das ações do Programa Ciência na Escola (PCE), esse é o objetivo da reunião que acontece hoje dia 28 de abril de 2014, no auditório 16 do Instituto Anísio Teixeira (IAT).

O Programa Ciência na Escola marcou o início das suas atividades no ano de 2013 com o projeto Energia que Transforma, abrindo espaço para o diálogo com toda a comunidade científica, desta forma, os professores receberam cursos para a formação da metodologia energia que transforma, além de receber visitas da unidade móvel da Coelba, em suas escolas, levando orientações, palestras e distribuição de lâmpadas para a comunidade escolar, e local.

“Vou apresentar os resultados da avaliação externa do projeto aqui na Bahia, vou trazer um pouco da visão dos professores, dos estudantes e das famílias. A perspectiva da avaliação é muito positiva, tendo em vista que existe o desejo de continuidade do projeto, 100% dos professores da Bahia querem incluir a energia que transforma no projeto pedagógico da escola”, Relatou á coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho, Rosalina Maria Soares.

“O Programa Ciência na Escola entrou nessa parceria com a Fundação Roberto e a Coelba, pela afinidade de objetivos, que é levar o conhecimento cientifico às escolas, no ano de 2013, começamos a colher os frutos positivos desta parceria, um deles foi o surgimento de uma nova categoria na Feira de Ciências, Energia e Sustentabilidade”.  Enfatizou a Professora e Coordenadora Geral do Programa Ciência na Escola, Shirley Costa.

Energia que Transforma - Tem o objetivo de contribuir para a ampliação de espaços de reflexão sobre eficiência energética, de forma integrada e contextualizada, na comunidade escolar. Compreendendo oficina de formação e ações de acompanhamento para formação continuada, ações de mobilização e de comunicação, além do monitoramento das atividades realizadas.  Para dar suporte às atividades pedagógicas e de comunicação, foi utilizado materiais organizados em um kit, o qual foi produzido especialmente para o projeto.