5ª Videoconferência: O Controle da Administração Pública pelo Tribunal de Contas e seus Respectivos Instrumentos de Fiscalização.

O Tribunal de Contas do Estado promove com o apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira (IAT), nesta quarta-feira, dia 05/11, das 08h30 às 18h promove a 5ª Videoconferência com o tema "O controle da Administração Pública pelo Tribunal de Contas e seus respectivos instrumentos de fiscalização", no IAT, ministrada pelo presidente do TCE, Inaldo da Paixão Santos Araújo.

Fotos: Liviane Barbosa / IAT

A ação, fruto da parceria firmada entre o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas do Município (TCM), Tribunal de Contas da União (TCU), SEC/IAT, tem por objetivo promover a orientação pedagógica de caráter preventivo e formativo para gestores públicos, controladores internos, procuradores municipais, conselheiros municipais, câmaras municipais, sociedade civil organizada e cidadãos em geral.

“O objetivo do encontro é explicar como funciona o trabalho do tribunal de contas, e como é feita a fiscalização em todos os aspectos, seja ele externo ou interno”, explicou Ticiana Carvalho, Assessora da Conselheira Carolina Costa, do (TCE).

TCE - Tribunal de Contas do Estado da Bahia é órgão auxiliar da Assembléia Legislativa no exercício do controle externo dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e do Ministério Público, fiscalizando a arrecadação da receita e sua aplicação.

“Estou como estudante de contabilidade e busco entender melhor sobre a contabilidade pública, gosto muito desta área, e sempre tive a curiosidade aprender como a mesma funciona”, relatou Marivaldo Souza, o estudante de Contabilidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

“Como sempre em nossos encontros, vamos explicar como é feita as prestações de contas e as inspeções, e abordar como funciona as auditorias operacionais”, enfatizou Paulo Sergio Pacheco, o Ouvidor do TCE.