3º Encontro Estadual de Formadores discute a Base Nacional Comum Curricular

Professores formadores do Ciência na Escola, do Pacto Ensino Médio e do Gestar na Escola participam, até sexta-feira (16/10), do 3º Encontro de Formação Integrada dos Projetos Estruturantes, realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. O evento tem como objetivo propor uma discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe a implementação de metas e estratégias com vistas à melhoria da educação básica.

Presente na abertura do evento, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, destacou a importância da Base Nacional Comum para o fortalecimento e a qualidade do ensino e da aprendizagem. “Esse encontro é importantíssimo para que a gente possa discutir a implementação deste documento, e como que ele irá refletir no aperfeiçoamento do trabalho do professor em sala de aula, assegurando o percurso formativo e o direito de aprender dos estudantes”, destacou Barreto.

“É importante que nesse encontro os formadores se apropriem do que está pautado no documento da Base Nacional Comum Curricular e que vem chamando a atenção de todo o País. São metas e estratégias para todos os segmentos, setores e níveis educacionais que buscam a melhoria da qualidade da educação básica”, completou Nildon Pitombo, diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira.

Fotos: Liviane Barbosa/Iat

“Hoje, nós vamos dialogar com os formadores pra que juntos possamos pensar e formular uma proposta de formação dos orientadores de estudo. Estamos empenhados em mobilizar os educadores e os demais agentes educativos pra que possamos participar de forma efetiva e qualificada deste processo da Base Nacional Comum”, explicou Valdirene Oliveira Souza, diretora de Currículo e Inovações Pedagógicas da Secretaria da Educação.