II Seminário UCA Bahia

O Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - UFBA e o Instituto Anísio Teixeira (IAT) realizam, nos dias 04 e 05 de Abril de 2013, das 8h30 às 17h30, o II Seminário UCA Bahia.

O evento tem como objetivo analisar e avaliar as ações formativas desenvolvidas junto aos professores e gestores, bem como as ações pedagógicas realizadas pelas escolas no âmbito do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), na Bahia, durante o ano 2012.

Além disso, vai estabelecer um diálogo entre os integrantes do Programa Um Computador por Aluno na Bahia e as demais instâncias nacionais e regionais envolvidas, tais como representantes do Ministério da Educação (MEC), secretários de educação do estado e dos municípios baianos, gestores e professores das escolas UCA Bahia, coordenadores e formadores UCA (UFBA/NTE), gestores do IAT e pesquisadores de instituições universitárias.

O II Seminário UCA BAHIA acontece no Instituto Anísio Teixeira e tem na sua programação a mesa redonda “Políticas públicas para mobilidade tecnológica nas escolas” e a socialização das ações das escolas no ano de 2012, transmitidas com cobertura interativa da Rádio FACED Web. Também ocorrem comunicações das análises dos formadores UFBA sobre o processo vivenciado nas escolas, e avaliação do programa na Bahia.

Projeto - O UCA Bahia visa melhorar a qualidade dos processos de ensino aprendizagem nas escolas públicas brasileiras, por meio da universalização do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no sistema público de ensino, que permitam a utilização e o acesso individual dos alunos a conteúdos e instrumentais digitais de qualidade para uso pedagógico, de forma autônoma e colaborativa, aumentando com isso a permanência e o crescimento dos alunos da educação básica nos sistemas Federal, Estadual e Municipal.

Além de favorecer a inclusão digital e promover nas escolas a cultura de uso pedagógico das tecnologias, o projeto busca favorecer integração da escola com a comunidade e oferecer elementos para que se desenvolvam processos mentais mais elaborados, aumentando a sua chance de êxito/autonomia na sociedade ativa e produtiva. Na Bahia 10 escolas foram contempladas com o projeto. Cinco escolas da rede estadual e cinco da rede municipal. Estas escolas recebem o acompanhamento da Coordenação de Tecnologia Educacional, através dos NTE, como também são acompanhadas pela FACED na UFBA.

Conteúdo Relacionado:

II Seminário UCA Bahia