Encontro de Mobilização Pedagógica do IAT

Apresentacão

A dinâmica no ensino e aprendizagem dos estudantes da rede pública tem apresentado, cada vez mais, sinais da necessidade de mudanças na atual política educacional do Estado da Bahia. Para colaborar na garantia do direito de aprender desses estudantes, a discussão e transformação do pensamento e ação do educador baiano será o compromisso do Encontro de Mobilização Pedagógica do Instituto Anísio Teixeira – IAT, cujo tema é “Projetos Estruturantes: O Educador frente aos “novos” desafios do processo ensino e aprendizagem”. Nesse contexto, o Encontro de Mobilização Pedagógica do Instituto Anísio Teixeira – IAT tem como objetivo oportunizar discussões sobre temas relacionados à atuação do educador na unidade escolar, possibilitando aos participantes, dos diversos projetos da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, o exercício conjunto e integrado da reflexão e planejamento das ações de 2013, voltadas para os resultados que esses projetos devem alcançar com o educador e com a gestão pedagógica da unidade escolar.

Objetivo

Refletir e promover a ação sobre a integração dos projetos estruturantes para a melhoria do processo ensino e aprendizagem e a formação dos professores.

Público

Dirigentes, coordenadores, articuladores, professores e técnicos integrantes dos projetos estruturantes e convidados.

Dinâmica para discussão dos temas

Os temas serão discutidos e desenvolvidos por grupos de trabalho (GT), compostos por integrantes de cada projeto estruturante e das unidades administrativas do IAT. Os grupos terão como objetivo, a partir das discussões, identificar iniciativas e atividades que os projetos possam, incorporar aos seus planejamentos, executar de forma integrada aos demais projetos estruturantes nas unidades escolares. O resultado das discussões será sistematizado no documento QUADRO DE INICIATIVAS. Os GTs serão divididos pelas seguintes áreas de conhecimento:

• GT Intersetorial 01 – Matemática
  • GT Intersetorial 02 – Língua Portuguesa
  • GT Intersetorial 03 – Ciências e áreas afins

Os temas de discussão dos GTs são:

1. INTERFACES ENTRE OS NÍVEIS DE ENSINO (ENSINO FUNDAMENTAL X ENSINO MÉDIO)
  2. INTERFACES ENTRE OS PROJETOS

Após a finalização do documento QUADRO DE INICIATIVAS, os grupos de trabalho irão se desfazer e os participantes irão se reunir com os demais integrantes dos seus projetos estruturantes para planejar meios de executar as iniciativas propostas no grupo anterior, através do documento PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO.

Programação do evento

18/02/13 - SEGUNDA-FEIRA
13h30: Atividade cultural
14h00: Credenciamento
15h00: Abertura com mesa diretiva
15h30: Apresentação do Instituto Anísio Teixeira - IAT: Nova abordagem de atuação
16h30: Procedimentos de logística dos projetos

19/02/13 - TERÇA-FEIRA
08h30: Apresentação dos Projetos Estruturantes do IAT: Gestar (30’), EM-Ação (30’), Ciência na Escola (30’), Feira de Ciências (10’) Feira de Matemática (30’)
10h30: Intervalo
11h00: Apresentação dos Projetos Estruturantes sediados no órgão central: PAIP, PROEMI e Mais Educação (90’).
12h30: Almoço
14h00: Apresentação dos Projetos Estruturantes sediados no órgão central: FACE, TAL, JERPE, EPA (90’)
16h00: 1ª Roda de Conversa com palestrantes
• Tema – Projetos Estruturantes: O Educador frente aos novos desafios do processo ensino e aprendizagem.
• Palestrantes: Profª Charbel Niño El-Hani, Profº Jonei Barbos (a confirmar) e Profª Simone Bueno (a confirmar)

20/02/13 - QUARTA-FEIRA
08h30: Apresentação dos seguintes projetos: Rede Anísio Teixeira (30’), NIAVA (30’), NTE (30’) e EMITEC (30’)
11h00: 2ª Roda de Conversa com palestrantes
• Tema – Inovação em ambientes virtuais de aprendizagem: mídias e inovações tecnológicas
• Palestrante(s): Profº Nelson Pretto (Falta confirmar), Profº Leticia Machado e Profº Rodrigo Aragão
12h30: Almoço
14h00: Atividades nos grupos de trabalhos intersetoriais com o 1º tema: Interfaces entre os níveis de Ensino (Ensino Fundamental X Ensino Médio.
15h30: Intervalo
16h00: Continuação das atividades nos grupos de trabalhos intersetoriais com o 1º tema.

21/02/13 - QUINTA-FEIRA
08h30: Inicio das atividades nos grupos de trabalhos intersetoriais com o 2º tema: Interfaces entre Projetos.
10h30: Intervalo
11h00: Continuidade com atividades nos grupos de trabalhos intersetoriais com o 2º tema.
14h00: Apresentação da Jornada Pedagógica
16h00: Apresentação da Jornada Pedagógica

22/02/13 - SEXTA-FEIRA
08h30: Atividade de Planejamento nos GT dos projetos estruturantes