Seminários Territoriais promovem compartilhamento de experiências da Formação Continuada

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Para as redes de ensino em todos os cantos, fim de ano é tempo de colheita. Nesta segunda-feira, 7 de dezembro, foram realizados os primeiros Seminários Territoriais Saberes e Fazeres, promovidos pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC). Os encontros virtuais trouxeram práticas de referência construídas ou fortalecidas ao longo de 2020 a partir da Formação Continuada, programa liderado pelo IAT e que reúne aproximadamente 9 mil educadores baianos entre coordenadores pedagógicos, gestores escolares e técnicos das secretarias de educação das redes municipais e estadual. 

Até o dia 15 de dezembro, serão 14 seminários, abrangendo os 27 Territórios de Identidade da Bahia. Neste primeiro dia, os seminários foram realizados pela manhã e pela tarde e reuniram estudantes e educadores dos Núcleos Territoriais de Educação do Agreste Baiano e Litoral Norte (NTE 18), Portal do Sertão (NTE 19) e Sudoeste Baiano (NTE 20).  Os encontros foram transmitidos pelo canal do IAT no Youtube, onde ficarão disponíveis.

 

Seminário - NTE18 e 19

O secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues, fez questão de acompanhar os dois seminários. "O que estamos fazendo aqui é o fortalecimento de uma cultura de formação continuada, com conteúdo, estratégias, momentos de avaliação, de interação com o currículo do estado da Bahia. Estamos aqui hoje colhendo um processo construído desde 2019. Os seminários trazem uma nova dinâmica no sentido da escuta, com cada prática desenvolvida nos territórios de identidade carregando a sua marca, o seu jeito, mas com um padrão único, que é a preocupação com a aprendizagem". 

 

Cybele Amado, diretora-geral do IAT, também deu as boas-vindas aos educadores. "Todo esse trabalho nosso, conjunto, como diz nossa querida Micheli Cruz, coordenadora de formação, é um esforço continuado dos sujeitos, das identidades, das histórias construídas nesses novos meses, trabalho que em verdade teve sua primeira etapa em 2019 com a rede estadual, que se une às redes municipais no ano de 2020 com muita coragem, com 9 mil educadores em ambiente virtual de aprendizagem, cuidando dessa turma toda, de gestores, equipe técnica, diretores, coordenadores, e obviamente chegando perto dos nossos professores, estudantes". 

Mesas temáticas

As experiências dos educadores foram reunidas em mesas temáticas, que trouxeram assuntos discutidos na Formação Continuada, como a atuação da dupla gestora, formada pelos gestores escolares e coordenadores pedagógicos, o uso de indicadores educacionais no planejamento das atividades pedagógicas e as estratégias de aprendizagem adotadas durante o contexto pandêmico. 

O coordenador pedagógico Emanuel Jackson Jerônimo, do Colégio Estadual Professor Edgard Santos, em Sátiro Dias (NTE 18), contou como o processo de formação foi importante para instituir de forma regular as reuniões de planejamento pedagógico na escola onde trabalha.  "As reuniões vieram depois de muita luta. Foi uma vitória. É um momento muito rico. O professor não pode ir para a sala de aula sem seu planejamento. Sem saber o que fazer, e como fazer, analisando os dados relacionados à aprendizagem.  O curso de formação vem instrumentalizando a dupla gestora para que toda a equipe pedagógica esteja preparada para ofertar um ensino de qualidade aos nossos discentes. Nós já vemos resultados muito significativos no IDEB da Bahia, e a formação teve um papel muito importante nisso". 

 

 

Os indicadores educacionais foram o tema escolhido por Amanda Rios, técnica da secretaria municipal de Santa Bárbara (NTE 19). Ela contou que a partir das reuniões de formação continuada, os gestores passaram a ter uma visão mais ampla dos números. "A gente deixou de olhar apenas o IDEB, para ver se o município tinha alcançado ou não a meta, e passamos a estudar os indicadores de forma mais profunda". A secretaria fez uma pesquisa para olhar com mais atenção os indicadores do nono ano, analisando os números de evasão escolar, abandono, distorção idade-série, e, especialmente, as proficiências em língua portuguesa e matemática. "Soou o sino de que precisávamos mudar nossa visão e criar novos caminhos para ofertar uma aprendizagem efetiva e participativa. Nesse processo, a gente foi buscar o que poderia melhorar. O Plano de Formação Continuada foi de uma valia muito grande. Abriu novos horizontes para que nós pudéssemos nos dedicar a esse tema tão importante dos indicadores". 

Tangenciando este tema, os municípios de Licínio de Almeida e Poções (NTE 20) trouxeram a importância de um trabalho de gestão educacional que leve em consideração cada aluno de cada escola, em um processo de planejamento rigoroso, organizado e que entenda, de fato, as avaliações e como incluí-las, junto com o conhecimento dos estudantes, no centro do trabalho. “Pensar na educação e na qualidade dessa educação para todos é pensar em um planejamento focado, sistematizado e coerente com a rede de ensino e com cada aluno em sua particularidade”, defende Michely Teles, secretária municipal de Educação de Licínio de Almeida, município que teve os melhores resultados da Bahia no IDEB 2019 para os anos iniciais e finais do ensino fundamental. “É preciso fazer quantidade e qualidade ao mesmo tempo”, teoriza a secretária, ao garantir que o resultado final de um processo de planejamento bem realizado confere aos estudantes não apenas as conquistas nos aspectos cognitivos, mas também no desenvolvimento socioemocional. 

 

O que estamos fazendo aqui é o fortalecimento de uma cultura de formação continuada, com conteúdo, estratégias, momentos de avaliação, de interação com o currículo do estado da Bahia - Jerônimo Rodrigues

 

Paloma Santos, que é técnica na secretaria municipal de Aramari (NTE 18), falou sobre a experiência do município, que saltou de 2.7 no IDEB para os anos finais do ensino fundamental, em 2017, para 4.5 em 2019.  Para isso, foi fundamental investir na formação dos educadores e na aproximação com a comunidade. O trabalho não parou durante o período de pandemia. Para manter o vínculo com os estudantes, os professores mandaram até cartas. E as atividades pedagógicas impressas chegaram a 94% dos estudantes da rede. Os professores também foram acarinhados e apoiados com uma nova iniciativa, o DDI (Diálogo Docente Interativo). Paloma encerrou sua apresentação com uma frase de Henry Brooks Adams: "Um professor sempre afeta a eternidade. Ele nunca saberá onde sua influência termina". 

Esta visão abrangente fez parte do combate à evasão escolar, registrado no compartilhamento do município de Caraíbas pela coordenadora pedagógica Ana Karina Castro. As dimensões do plano de ação, instituído com a ajuda da formação continuada, estiveram centradas em pilares cujo cerne era a questão do cuidar, trabalhada intensamente no programa de formação. “Planejar em ação gera reconstrução. Todas as estratégias levam a uma só direção: a questão do cuidar”, argumenta a educadora.

 

Seminário - NTE 20

A construção de um plano de suporte estratégico pautado na promoção da igualdade, foi uma importante contribuição do município de Mirante, através da fala da professora e integrante da equipe técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Regina Nolasco. A partir da heterogeneidade observada em meio ao corpo discente, o município se viu obrigado a pensar a reestruturação curricular ancorada em processos que pudessem “superar questões que extrapolam o pedagógico.” Em meio aos desafios, uma certeza: a importância do profissional de educação na mediação dos saberes. 

 

Arte em toda parte

Para estimular a produção artística dos estudantes durante a pandemia, os técnicos do NTE 19 criaram um Circuito Artístico-Cultural Virtual. A experiência foi apresentada pela manhã por Ítalo Paim durante o Seminário Territorial. Depois de participar de uma série de oficinas de linguagem, dança, artes visuais e dramaturgia, os estudantes foram desafiados a lançar projetos artísticos. As apresentações musicais e teatrais estão disponíveis no instagram @projetosartisticosnte19. 

Também foi por meio da arte que os estudantes participaram dos seminários desta segunda. Pela manhã, Ranhia Maria, do segundo ano do Colégio Estadual Marquês de Abrantes, em Rio Real (NTE 18), abriu o encontro declamando o poema "Poesia de Preto", de Jéssica Campos. Ao final do evento, os estudantes do Colégio Estadual Georgina de Melo Erismann, de Feira de Santana (NTE 19), falaram com amor e saudade da Quadrilha Junina Olhos D'Água, o orgulho da escola. Esse ano não teve São João, mas teve live da  quadrilha, concurso de figurinos e até ensaios para ninguém esquecer a coreografia.  Pela tarde,  a estudante Natália Ribeiro Moreira, do  6º ano do Centro Municipal de Educação Lindolfo Cordeiro Landi, em Cordeiros (NTE 20), trouxe um poema com sua perspectiva sobre a pandemia e seus efeitos.

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