Live aborda sobre Tecnologias Digitais e Multiletramentos para formação de professores e estudantes

A inclusão das novas tecnologias em sala de aula como meio de facilitar o processo de ensino e aprendizagem será pauta da transmissão promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (Sec), junto com o Instituto Anísio Teixeira (IAT), nesta quinta-feira (30), às 17h, no canal do IAT no Youtube , com os professores João Netto, Úrsula Anecleto e Débora Ferraz.
 
O tema Tecnologias Digitais e Multiletramentos intitula o livro escrito pelos professores, João Netto,  Úrsula Anecleto, Maiele Santos e Débora Ferraz, desenvolvido a partir de módulos de formação e oficinas temáticas de um projeto do Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), de Conceição do Coité, em parceria com a Escola Municipal Valdeci Lobão de Retirolândia, em que João atua como coordenador pedagógico. 
 
 “Iremos abordar na live sobre multiletramento e formação de professores, além de apresentar a proposta do projeto, seu desenvolvimento e o resultado que foi o livro. Também mostraremos o site onde o livro está sitiado para solicitação gratuita do ebook” explicou João. 
 
Tecnologias Digitais e Multiletramentos é a apropriação de recursos digitais para atuação dos professores na formação de estudantes. Computadores, sites educacionais, web-aulas, videoconferências, jogos pedagógicos, softwares educativos, notebooks, tablets, ebooks, smartphones, são alguns artifícios tecnológicos utilizados. 
 
Automatização nas hortas escolares
 
Em mais uma atividade desta série de lives no canal do IAT no Youtube, aconteceu, nesta terça-feira (28), a transmissão sobre Automatização nas hortas escolares, com o professor e técnico da Coordenação de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT, Alexandro Costa.  Ele abordou sobre as possibilidades de juntar agricultura com eletrônica e trouxe exemplos de como utilizar placas e sensores para desenvolver maquinas que podem ser monitoradas tanto do computador, como do celular, além das atividades com automatização desenvolvidas nas escolas de todo estado. 
 
“Alguns estudantes, em questão de pouco tempo, conseguem produzir grandes projetos de automatização e ainda utilizam nas plantações de suas famílias. Muitos cultivam flores, hortas, tanques de peixes, entre outros com a automatização. Isso é muito gratificante. É uma cultura passando de geração em geração” comentou Alexandro. 
 
A automatização significa executar alguns processos através de programas de computador, utilizando por exemplo, o Arduino, sensores e diversos outros componentes eletrônicos, o que permite transferir algumas tarefas para máquinas e programas de computador capazes de executá-las de forma autônoma.

Notícias Relacionadas