Educadores conhecem experiência exitosa de monitoramento realizado em Pernambuco

Os dirigentes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) tiveram a oportunidade de conhecer, nesta segunda-feira (13), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, a experiência exitosa de monitoramento dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) realizada pela Secretaria da Educação do Estado de Pernambuco. A atividade integrou a programação do VIII Encontro de Dirigentes da Educação, que segue até quarta-feira (15) e, ao longo do evento, será construído, coletivamente, um Plano de Gestão dos Núcleos.

Fotos: Josenildo Almeida e Marvin Kennedy

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância do intercâmbio entre os dois estados. “Uma das estratégias do CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação) é intercambiar boas práticas e nós estamos fazendo isso junto ao Consórcio Nordeste, em busca de trocas de experiências. Temos recebido vários estados buscando na Bahia o que a gente tem desenvolvido de coisas boas e, hoje, tivemos a apresentação de Pernambuco que nos apresentou sua contribuição para a gestão de resultados, algo que estamos amadurecendo no nosso Estado. Corremos muito em 2019, sob a orientação do govenador Rui Costa, para aperfeiçoarmos cada vez mais a infraestrutura, a logística, pessoal e pedagógica, caminhando de forma conjunta”, detalhou.

Jerônimo destacou, também, que, neste encontro com os dirigentes dos NTEs, um documento está sendo montado para que a Secretaria da Educação do Estado saia do encontro com a orientação de um Pacto de Gestão por cada NTE. “É fundamental para a gente fazer esse movimento para dentro da rede e queremos dialogar mais ainda com a UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e a UNCME (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação) para que, ainda este ano, a gente possa disponibilizar para os municípios”, destacou.

Monitoramento – O gerente geral de Gestão de Resultados da Secretaria da Educação de Pernambuco, Eduardo Nascimento, falou como funciona o monitoramento dos Núcleos Regionais de Educação (NRE). “A troca de práticas exitosas entre os diversos componentes de gestão é um dos trabalhos que a gente procura mais fomentar no nosso dia a dia, na rede de Pernambuco. A gente trabalha para que as nossas escolas dialoguem entre si, visando essa troca de experiências e as nossas regionais e as coordenações das gerências fazem isso o tempo todo. E nada melhor do que os estados conseguirem também compartilhar isso. Acredito que Pernambuco e a Bahia têm muito a ganhar com isso e a gente tem muito o que aprender um com o outro ainda, e isso só fortalece o trabalho como um todo”.

Para o gestor do núcleo de Paulo Afonso (NTE 24), Marco Antônio Queiroz Pires, a experiência apresentada servirá de inspiração para o planejamento e gestão dos NTEs. “A gente vive essa realidade permanentemente, porque são cidades vizinhas e eu tenho um professor que também trabalha na rede de Pernambuco. Então, monitorar esses dados é muito importante, pois para a gente resolver alguma coisa tem que saber de onde partir. Portanto, toda essa apresentação de planejamento estratégico e de como monitorar os resultados vai nos dar uma visão bem melhor para trabalharmos o planejamento dos NTEs, junto à Secretaria de Educação”.

Entrega de publicações – Durante o encontro de dirigentes, os gestores dos NTEs receberam as seguintes publicações didático-pedagógicas: “Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional da Bahia (ProEASE)”; “Programa de Educação Ambiental do Estado da Bahia”; e “Doença Falciforme – o papel da escola”. Produzidas pela Secretaria da Educação do Estado, os livros serão distribuídos nas unidades escolares com o objetivo de ajudar no processo de implementação da Política Estadual de Educação Ambiental, que foi regulamentada em 2019 para que todas as escolas trabalhem as questões socioambientais.