Educadores se preparam para atendimento a estudantes com deficiência intelectual

Educadores da rede estadual e municipal dialogaram, nesta sexta-feira (2), sobre a educação inclusiva para estudantes com deficiência intelectual. O tema foi abordado durante encontro formativo do projeto Inclusão em Pauta, realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT). A atividade aconteceu na sede do IAT e teve a parceria do Centro de Educação Especial da Bahia (CEEBA).

Esta é a quarta atividade do projeto este ano e que trouxe diversas abordagens da educação inclusiva, como altas habilidades e surdez. A professora do Colégio Estadual Sara Violeta de Mello Kertesz, Elisângela Sobral dos Santos, que participou da edição de 2018 e dos primeiros encontros deste ano, elogiou a formação ofertada pelo IAT. “Tenho percebido que está cada vez melhor. Precisamos reconhecer o direito destas pessoas, que muitas vezes não são reconhecidas nem mesmo pela família”, afirmou.

A professora relatou, também, que o interesse pela temática vem desde seu mestrado, que foi voltado para educação inclusiva. “Percebo muitos meninos especiais em sala e muitas vezes não sabemos como agir”, contou.

A diretora do CEEBA, Sidenise Estrelado, destaca que o professor que se capacita para receber um estudante com deficiência terá um diferencial que será de fundamental importância para a garantia do aprendizado. “A deficiência intelectual é uma das mais complexas, por isso o conhecimento precisa ser ampliado para toda rede, da educação infantil ao ensino superior”, pontuou.

Durante o encontro, foram realizadas dinâmicas, palestras e oficinas com estudos de casos e trazem ao debate o planejamento e estratégias para educação inclusiva, marcos legais e biopsicossociais e o Atendimento Educacional Especializado (AEE). “É preciso refletir como acolher estes estudantes, envolver os professores para que haja realmente inclusão e garantir que estas pessoas estejam no processo aprendizagem”, afirmou a coordenadora de Inclusão e Diversidade do IAT, Verena de Sá Villas Bôas.

A coordenadora lembrou também que professores que não tiveram a oportunidade de se inscrever no início deste ano, podem participar dos encontros como ouvintes. “O evento é aberto também à demanda social. Queremos alcançar o máximo de professores para garantir a educação inclusiva”, finalizou.

Sobre o projeto

O Projeto Inclusão em Pauta faz parte da Formação Continuada dos Professores, oferecendo instrumentos pedagógicos da educação inclusiva que potencializem seu trabalho em sala de aula. O projeto continua ao longo de 2019, com encontros mensais programados entre agosto e novembro.