Encontro formativo fortalece ação pedagógica dos formadores

Os educadores que atuarão na formação dos coordenadores pedagógicos e gestores escolares participaram nesta quarta (26) e quinta-feira (27), de mais um encontro formativo, promovido pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT) órgão que integra a estrutura da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). A atividade trouxe, no primeiro dia, orientações administrativas e no segundo, foi realizado o trabalho pedagógico, para subsidiar os formadores na formação continuada que acontece a partir de julho, em 12 polos formativos, nos 27 Territórios de Identidade.

Durante o encontro foram apresentadas dinâmicas, ferramentas, metodologias e referências bibliográficas para fortalecer o trabalho dos formadores no processo de formação continuada nos polos. “O que estamos fazendo aqui é muito inovador. Minha expectativa é muito boa, para que tudo isso produza efeitos duradouros na rede até porque a construção é de forma colaborativa, e estamos discutindo a formação a partir das escutas já feitas com os educadores”, afirmou a formadora Airam Prado, que atuará no Território do Portal do Sertão.

De acordo com a diretora geral do Instituto Anísio Teixeira, Cybele Amado, estes encontros são fundamentais para a formação continuada. “Estes encontros de formação de formadores são permanentes para que eles possam seguir organizando, planejando e aprendendo neste espaço formativo”, disse. Ainda segundo Cybele, o primeiro encontro para as formações junto aos coordenadores pedagógicos e gestores escolares, já está marcado para os dias 8 e 9 de julho.

“Entrar na rede estadual com este desafio é muito bom. Implicar a formação de educadores, como uma ação contínua e cultural nas escolas públicas, é um desafio muito prazeroso. Hoje ampliamos a nossas possibilidades da pauta formativa a partir das experiências de cada formador presente. Hoje saímos daqui mais leves, seguros e recheados de conteúdos curriculares, além de muito entusiasmados em poder contribuir com a educação da Bahia”, comemorou a formadora Fabrízia Pires, que atuará no Território de Identidade de Irecê.