Aula magna do curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais é realizada no Instituto Anísio Teixeira

Fotos: Roberta Rodrigues - Ascom/IAT

A Secretaria da Educação do Estado, através do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), realizou, nesta quinta-feira (30), a aula inaugural da segunda edição do Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais (CATE), que irá beneficiar cerca de dois mil professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual. A atividade, que foi realizada no IAT, em Salvador, contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, e do diretor Geral do IAT, Desiderio Bispo de Melo.

Ao dar as boas-vindas aos participantes, o secretário disse que esta é uma das ações que visam fortalecer o eixo pedagógico das escolas. “Esse é um aspecto importantíssimo para essa grande virada que nós precisamos dar, do ponto de vista da Educação enquanto ferramenta de transformação, enquanto capacidade que nós temos de interagir tanto no território quanto na mudança na vida das pessoas”, afirmou, ao acrescentar que parcerias com as universidades e instituições de ensino superior estão em curso para a oferta de cursos de pós-graduação de mestrado e doutorado.

“Temos o desafio de colocar, até dezembro de 2018, uma oferta diferenciada em todas as nossas escolas da rede. Ainda esse ano e em parceria com a UNEB, nós devemos abrir uma outra vertente, uma outra frente que tem a ver com gestão, com o uso de tecnologias sociais e educacional, fazendo um outro ambiente de capacitação, mesclado com formação continuada e que tem um aspecto importante na formação dos nossos professores. Outro desafio é que tenhamos, em todos os municípios da Bahia, uma oferta em nível superior com ensino à distância. A qualificação e a formação continuada dialogam diretamente com o aspecto da possibilidade que nós chamamos da ascensão da carreira”.

Os professores e coordenadores pedagógicos receberam instruções sobre o acesso ao ambiente virtual, carga horária, atividades, avaliações e duração do curso. De forma objetiva, o diretor Geral do IAT, Desiderio Bispo de Melo, saudou os presentes e agradeceu a celebração do convênio à direção da UNEB, aos secretários Manoel Vitório e Walter Pinheiro e desejou boa sorte aos professores e coordenadores que se inscreveram para o curso. “Quero agradecer aos que colaboraram para que esse curso acontecesse, aos organizadores desse evento, e desejar boa sorte aos nossos professores, que terão a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos, possibilitando melhoria nos seus salários”, pontuou.

A Aula Magna foi proferida pela professora Jacqueline Leal, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Rede Pública Estadual de Educação Básica. Durante a conferência, ela trouxe a temática da Educação e Tecnologias e tratou da prática pedagógica, do fazer do professor em sala de aula e das tecnologias da Informação e Comunicação na educação. Sua fala também abordou temas da chamada cibercultura, tais como a cultura tecnomeritocrática, a cultura hacker, a cultura comunitária virtual e a cultura empresarial. A professora Jacqueline contemplou na sua fala ainda conceitos que se preocupam com uma postura crítica diante das tecnologias como perda ou exploração da privacidade, cibercrimes, pós verdades e fake news.

Coordenador de Educação à Distância do Instituto Anísio Teixeira, o professor José Renato Gomes de Oliveira explicou a importância do curso, que vai contemplar cerca de 1.900 professores e coordenadores. "Na educação a distância ocorre uma oportuna quebra de paradigmas em que o papel do aluno e do professor devem ser ressignificados e novos hábitos devem ser adquiridos, como a autonomia, afiliação tecnológica e motivação, para que ocorra o ensino e a aprendizagem significativos", destacou.

Esta é a segunda edição do Curso de Aperfeiçoamento, celebrado através da Portaria Nº 325, de 18 de janeiro de 2017, cujo objetivo é aprimorar a formação dos professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual, buscando fortalecer a qualidade da educação básica no Estado da Bahia. O curso, com direito a monitor, terá dois módulos, exigirá nota 7 (sete) e 75% de frequência obrigatória por parte dos professores inscritos. Começa nesta sexta-feira (01/12) e tem previsão de encerramento em setembro de 2018.

Também participaram do evento o Professor Jader Albuquerque (Diretor da Universidade Acadêmica de Educação à Distância da UNEB, em substituição ao Reitor José Bites de Carvalho), Emanuel Rosário (Professor da UNEB, em substituição ao Pró-Reitor de Administração Marcelo Ávila), Deraldo Moraes (Tenente Cel da Policia Militar da BA), além de Marilene Betros (vice-coordenadora da APLB) e Danilo Baqueiro (Diretor de Formação do IAT).