Caravana do IAT retorna ao interior e visita escolas da Região Sisaleira

Fotos: Liviane Barbosa/ Ascom IAT

Dando início à segunda etapa de visitas a escolas do interior do Estado, a Caravana do Instituto Anísio Teixeira (IAT) esteve nesta segunda-feira (18/09), em duas escolas estaduais nos municípios de Teofilândia e Biritinga, localizados na Região Sisaleira da Bahia. O objetivo das visitas foi apresentar os produtos do IAT, como a Plataforma Anísio Teixeira, além de dialogar com os professores e alunos sobre o ENEM e a Prova Brasil, que este ano é obrigatória também para os estudantes do 3º ano.

Pela manhã, a equipe visitou o Colégio Estadual Plínio Carneiro da Silva, em Teofilândia, onde as atividades foram acompanhadas por dezenas de alunos, professores, coordenadores e diretores.

O diretor geral do IAT, Desiderio Melo, deu início ao evento utilizando a música como uma forma lúdica. Além de informações sobre como utilizar a Plataforma Anísio Teixeira, os formadores da Caravana IAT abordaram também, questões relacionadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a Prova Brasil. Eles falaram sobre a responsabilidade que cada estudante terá em relação ao comparecimento no dia da prova, uma vez que a ausência do estudante irá implicar na nota da escola.

Na oportunidade, Desiderio Melo, disse que o contato com os professores e estudantes faz parte da educação continuada, o que explica a importância das visitas também às escolas do interior. “Estamos dando continuidade à proposta da gestão, que é apresentar as ferramentas do IAT, para que, assim, os professores possam tornar as aulas mais dinâmicas, melhorando a cada dia a qualidade da educação básica”, avaliou.

Após as atividades, os estudantes e professores avaliaram a visita do IAT, destacando a sua importância do encontro para a escola. “Eu gostei muito do projeto, pois aprendemos conteúdos que não sabíamos e como iremos avaliar a nossa escola com a realização da Prova Brasil. Foi uma manhã diferente e muito proveitosa e, agora, poderemos aprender mais ainda”, falou Ester Oliveira, 17 anos, aluna do 3º ano, do Colégio Estadual Plínio Carneiro da Silva.

“Considero muito importante essa visita do IAT à escola, pois trouxeram informações sobre a Plataforma Anísio Teixeira e a Prova Brasil, apresentando ferramentas que os alunos e professores não conheciam. Essas novas alternativas pedagógicas colaboram muito com o nosso trabalho. Então, é extremamente importante estar fazendo esse link”, destacou Luciana Lima, professora de biologia e sociologia.

À tarde, a visita aconteceu no Colégio Estadual de Biritinga. As dinâmicas envolveram os estudantes e professores através da utilização de jogos, músicas e brincadeiras, permitindo que eles fixassem melhor os conteúdos apresentados. “A apresentação foi muito proveitosa e vai ajudar na prova do ENEM. Tivemos muitas informações que vão nos valer bastante, sobre a redação, por exemplo, e sobre o que pode cair na Prova Brasil”, disse a estudante 3º ano, Alana Oliveira.

“A visita do IAT foi muito interessante, até mesmo para levar aos alunos informações sobre a Prova Brasil, porque eles ficam muito nervosos com a sua aproximação. Dinâmicas como essas ajudam a passar confiança para os estudantes. Por isso, achei que foi um momento diferente para a escola”, ressaltou o professor de matemática, Erivaldo Oliveira.

Notícias Relacionadas