IAT realiza formação preparatória de acompanhamento ao Plano de Formação

Palavras-chave:

Fotos: Roberta Rodrigues/ Ascom IAT

Formadores do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar), dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), participam até quinta-feira (20), de uma formação preparatória para acompanhamento ao Plano de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação Básica, proposto pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), em articulação com a Superintendência de Políticas para a Educação Básica (Suped) da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

De acordo com a diretora de Formação e Experimentação do Instituto, Daday Sales, o encontro tem como objetivo tratar da execução do Plano, apresentar propostas, além de desenvolver um treinamento para as novas ações. “Nós estamos discutindo as atividades que serão desenvolvidas nos NTE e fazendo os alinhamentos a partir das considerações dos Núcleos. E, considerando que o planejamento parte das demandas deles, nós já estamos oportunizando o espaço para que se discutam essas peculiaridades, a partir das representações dos formadores”, disse Daday.

“Pensar nessa política é dar conta de um anseio da rede estadual, que é mobilizar a escola. Na verdade, é mobilizar um conjunto de profissionais. Então, o que a gente percebe nessa nova proposta, é provocar uma nova política de trabalho que haja um trabalho colaborativo, que haja uma partilha de responsabilidades”, destacou a formadora Jeane Dantas, do NTE18 (Alagoinhas).

Formação dos profissionais da educação - O Plano Estadual de Formação tem como objetivo formar mais de 10 mil profissionais de Educação Básica até 2018. O plano busca, também, cumprir os planos nacional e estadual de educação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o decreto Nº 8.752, que trata da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, garantindo a melhoria da qualidade da educação básica.

Roda de conversa – O IAT reunirá gestores, coordenadores e professores formadores para uma roda de conversa sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação continuada, que acontece dia 20 de agosto, às 14h30, no IAT. O encontro contará com a presença do Professor Doutor, Luiz Fernandes Dourado, doutor em educação e professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG).

 

Notícias Relacionadas