Videoconferências: Didática da Matemática e Resolução de Problemas Matemáticos, e Educação Matemática e Tecnologias: contribuições da didática da matemática

Apresentar e discutir bases teórico-metodológicas da pesquisa em Ensino e Didática das Ciências, proporcionando aos participantes condições necessárias para a reflexão, acerca do fazer cientifico, esse é o objetivo das videoconferências: Didática da Matemática e Resolução de Problemas Matemáticos, e Educação Matemática e Tecnologias: contribuições da didática da matemática, que acontece nesta segunda-feira (27/10), às 9h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT).

Fotos: Liviane Barbosa / IAT

O encontro, realizado em parceria com o Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (Ufba/Uefs) e o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Didática das Ciências & Tecnologias (Nipedict), acontece dentro da programação do III Seminário Regional do Laboratório de Integração e Articulação entre Pesquisa em Educação Matemática e Escola (Liapeme/Uefs) e I Colóquio Internacional sobre Ensino e Didática das Ciências, que ocorre na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), no período de 27 a 31 de outubro.

“Quero discutir o porquê algumas pessoas gostam de matemáticas e outras não, é dom? NÃO, para alguns é fácil de entender, mas para outros não, nós como educadores precisamos pensar em uma forma de levar as pessoas a entender que, a matemática rege o mundo, e as ciências. O ponto forte de ensinar matemática é propor ao aluno a descobrir a aproximação da matemática com a rotina”, explicou a Professora Dra. Lourdes de La Rosa Onuchic, Formada em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP/SP (1954), mestrado em Matemática pela Escola de Engenharia de São Carlos-USP (1971) e doutorado em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos-USP (1978).

O I Colóquio Internacional sobre Ensino e Didática das Ciências, pretende reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros, estudantes de graduação, de pós-graduação e professores que se interessam ou que se dedicam ao trabalho relacionado ao Ensino e Didática das Ciências.

Para o Professor Dr. Afonso Henriques, Formado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba -UFPB (1996), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Matemática e Informática pela Universidade Joseph Fourier - Grenoble - França (2006), a tecnologia servi como uma ferramenta que auxilia ao professor: “Abordarei a grande questão, de como é possível ensinar matemática utilizando as tecnologias”, relatou.

“Como estudante de matemática, busco novidades, que possam acrescentar ao currículo docente, acreditando que tudo o que for dito aqui nesta videoconferência acrescentará conhecimento”, enfatizou o estudante do curso de licenciatura de matemática na UCSal - Universidade Católica do Salvador, Genilson Santos de Jesus.