Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas

Palavras-chave:
Educadores, estudantes, gestores e membros da comunidade escolar participaram, na manhã desta sexta-feira (22), no Instituto Anísio Teixeira, do Seminário Viver com Saúde – Saúde Mental e Emocional na Escola. O evento, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira e da Superintendência de Recursos Humanos da Educação – SUDEPE, foi realizado em parceria com a Fundación MAPFRE e transmitido no canal da Secretaria no YouTube.
 
“Este é apenas um momento de um esforço continuado que nós estamos fazendo, em parceria com a Fundacion MAPFRE, a UNIFESP, e toda a rede de educação do Estado da Bahia, com vistas à melhoria nas condições de saúde mental e emocional da comunidade escolar, estudantes, professores e membros da Secretaria da Educação. Queremos ampliar esta ação, dar verticalidade e visibilidade a ela para que possamos juntos lutar por ambientes escolares mais saudáveis”, afirmou o diretor geral do IAT, Iuri Rubim.
 
Também presente, a diretora do NTE 26, Maria Celeste Gomes, parabenizou a organização do evento pelo esforço coletivo no sentido de tratar da saúde da comunidade escolar. “Todo espaço desse a gente aprende mais um pouquinho. Vocês estudantes fazem parte da nossa rotina e do nosso cotidiano. A gente existe porque vocês existem. Nós cuidamos de vocês, mas nos sentimos também cuidados por vocês quando a gente passa por um momento como esse”, declarou. 
 
A gestora destacou ainda a influência da arte e da música na saúde mental dos estudantes e professores. “Somos baianos e a musicalidade e a arte está presente na vida da gente. Poder trazer isto para a nossa rotina é uma forma também da gente tratar a nossa mente, o nosso corpo e a nossa alma. Que momentos como esse permaneçam acontecendo e que a gente consiga agregar cada dia mais gente, porque a nossa rotina precisa ser permeada pela saúde”, refletiu.
 
Para a superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, Rosário Muricy, o evento é um balanço anual de um projeto que é muito importante, pois ajuda a fortalecer as unidades escolares. “Estamos juntos e sabemos da luta de vocês. Quero dizer que uma rede se faz nesta troca saudável, onde podemos ajudar vocês e vocês a gente, nos pautando, dizendo o que precisam. Não me canso de estar promovendo a saúde mental e emocional nas nossas unidades escolares, porque é através dela que nós obtemos resultados positivos, boas práticas, vivências importantes, relações interpessoais maravilhosas. Quando a gente foca no que é bom, saudável, nós pudemos muito”, concluiu.
 
“É muito gratificante estar aqui hoje. Quero agradecer a possibilidade de desenvolver este projeto aqui na Bahia e poder está finalizando o segundo ano completo dele, com a expectativa de no ano que vem fazer ainda mais coisa. Eu acredito demais que se tiver envolvimento do poder público para investir na educação a gente consegue fazer coisas maravilhosas e toda vez que eu vejo o que vocês estudantes conseguem fazer me dá esperança de que o nosso mundo vai estar em boas mãos para as gerações futuras. É muito bom estar aqui vendo vocês tocar, cantar, dançar. Me surpreendo cada vez mais com a criatividade e a competência com que as coisas são feitas na Bahia. Quando vocês pegam a questão artística para discutir questões da vida cotidiana, da sociedade, os problemas, vocês conseguem fazer isso com brilhantismo. Estão de parabéns!”, iniciou o professor da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Anderson Rosa.
 
O docente falou ainda sobre a importância da saúde mental no processo de aprendizagem, o papel da escola na saúde mental dos estudantes e professores e sobre como a tecnologia afeta a educação. “ A gente não pode jogar a tecnologia no lixo como se fosse só uma inimiga, ela é aliada, mas temos que tomar cuidado com alguns aspectos”, analisou.
 
O seminário teve como objetivo promover um diálogo com a rede estadual de ensino sobre o tema da saúde mental nas escolas, compartilhar boas práticas de promoção da saúde mental, além de fortalecer e dinamizar o lançamento oficial do ‘Curso EAD de Promoção da Saúde Mental e Emocional nas Escolas’, que aconteceu em setembro de 2024, e dos Manuais: ‘Cuidando da sua Mente’, para estudantes, e ‘Saúde Mental: casos na escola para professores’, para educadores.
 
Na oportunidade os participantes assistiram a uma exposição sobre ‘A importância da Saúde Mental e Emocional nas Escolas’ e a apresentações de estudantes do Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques e do Colégio Estadual Carlos Marighella sobre boas práticas envolvendo saúde mental e emocional nas escolas. 

Notícias Relacionadas