Videoconferência aborda relação do negro com o trabalho na Bahia

“O negro e o mercado de trabalho” é tema da videoconferência que acontece amanhã (13/05), às 14h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT). O evento é uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e tem como temática um resgate histórico da relação do negro com o trabalho na Bahia, desde a época da escravatura até os dias atuais. 
 
A videoconferência integra as atividades do projeto Possibilidades além da estante, desenvolvido pela biblioteca do IAT, com o objetivo de usar o espaço para criar atividades que possam constituir novos sujeitos, subjetividades e sociabilidades. Durante o evento, será exibido o documentário “A cor do trabalho”, obra do cineasta Antônio Olavo, além de exposição de artesanatos e apresentações artísticas.
 
“Esse documentário faz um resgate histórico da relação do negro com o trabalho na Bahia, desde a época da escravatura até os dias atuais, resgatando assim, uma história ainda desconhecida pela sociedade, que faz uma retrospectiva de experiências vitoriosas vividas por negros que marcaram época, a exemplo do advogado Cosme de Farias e muitos outros, mas também apresenta nomes da atualidade, e inúmeros outros profissionais negros anônimos que contam histórias reais, como conseguiram dar um outro destino a suas vidas, não repetindo a sina de seus antepassados”, explica Antônio Olavo.
 
O encontro ainda trará uma mesa redonda com Milton Barbosa, Superintendente de Economia Solidaria e Cooperativismo da Setre; Antonio Olavo, cineasta; Carlos Antônio Barros de Oliveira e Valdinéia Oliveira dos Santos, professores historiadores da Rede Anísio Teixeira; Shirley Costa, coordenadora do Programa Ciência na Escola e Aislane Nobre, do Museu Afro-brasileiro da Universidade Federal da Bahia.
 
O Projeto “Possibilidades Além da Estante” tem oferecido proposta de oficinas, saraus, seminário, videoconferência, com a finalidade de desenvolver ações a fim de reforçar o espaço da Biblioteca, não só para o incentivo à leitura, mas para a ampliação de saberes, de praticas, de reflexões e de trocas de experiências.
 
 
Confira a programação do evento:
 
9h às 17h - Feira de exposição de artigos Afros 
 
9h às 17h - Demonstração de turbantes 
 
14h - Abertura do evento – Performance teatral Profª Rosana  
 
14h20 - Exibição do documentário “A cor do trabalho” 
 
15h40 às 16h30h - Mesa redonda: 
 

Notícias Relacionadas