Sessão na ALBA homenageia 10 anos do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor

Palavras-chave:
Fotos: Josenildo Almeida - Ascom/Educação
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizou, nesta quinta-feira (17), uma sessão especial em comemoração aos 10 Anos do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado. A iniciativa atua na prevenção de doenças, promoção da saúde e no apoio ao docente no desempenho das atividades em sala de aula. Além das atividades nas escolas, o programa disponibiliza atendimentos personalizados e em grupo no SAC Educação. A homenagem na ALBA foi proposta pelo deputado estadual Robinson Almeida.
 
A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, que esteve presente ao evento, representando o secretário Jerônimo Rodrigues, falou da importância do projeto e seu reconhecimento pela ALBA. “Comemoramos os 10 anos desta iniciativa que acreditamos ser essencial. Na chegada do secretário Jerônimo foi dada toda a atenção ao programa, com o objetivo de fortalecer as atividades. Os estudantes foram acolhidos no processo e, neste ano, até o momento, já foram atendidos 21 mil professores e alunos, em 260 escolas. Sendo 120 unidades escolares com uma equipe atuando de forma fixa”, disse.
 
Segundo Rosário, a proposta é ampliar o programa para mais unidades. “A gente acha que é pertinente levarmos a iniciativa para mais escolas, com a previsão de alcançarmos 800 unidades escolares, fazer parcerias com outras secretarias de Estado e universidades que possam nos ajudar desenvolver as atividades. Queremos, também, expandir o atendimento do SAC para as sedes de toda a Bahia”, relatou.
 
O deputado Robinson Almeida explicou sobre a homenagem ao programa. “Esta semana foi comemorada o Dia do Professor e acredito que esta seja a principal profissão onde todos passam para almejarem a sua profissão. E ter o educador em condições adequadas para exercer suas atividades, com saúde, principalmente, é fundamental para um resultado positivo. Esta é também uma forma também de valorizar esta profissão”, contou.
 
Programa Saúde do Professor
Com o funcionamento no SAC Educação, no Instituto do Cacau, no Comércio, em Salvador, o Programa tem a proposta de reabilitar, prevenir e promover a saúde do docente, prestando assistência e apoio destes profissionais no desempenho de suas atividades. Desde que foi lançado, em 2008, realizou ações de saúde com 56.425 professores nas unidades escolares e mais de 5.774 professores foram atendidos gratuitamente no SAC, nas áreas da Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia. Só em 2019, foram mais de 1.158 atendimentos individualizados no SAC e 21.005 educadores, estudantes e funcionários contemplados com ações de Saúde (terapia grupal, dinâmica de grupo,palestras), em 266 unidades escolares. Os atendimentos podem ser agendados pelo telefone (71) 3117-1434 ou pessoalmente no SAC Educação, das 8h às 16h.    
 

Notícias Relacionadas