Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Série "Minha Escola, Meu Lugar" faz homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia
Série "Minha Escola, Meu Lugar" faz homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia
Já está disponível, na Plataforma Anísio Teixeira, o primeiro vídeo da série “Minha Escola, Meu Lugar – Na rota da independência”, produção do Instituto Anísio Teixeira que tem como objetivo retratar e buscar a historicidade de unidades escolares, relacionando-a com a vida sociocultural e política de bairros ou cidades que foram importantes na luta pela consolidação do processo de independência do Brasil na Bahia.
A série, que ainda está em produção, contará com seis episódios. O primeiro minidocumentário foi filmado no Colégio Estadual Alberto Santos Dumont, no bairro de Pirajá, em Salvador. O episódio traz o olhar da estudante Gabriely Ilana, que apresenta o cotidiano da escola, a comunidade e, também, de outros estudantes de sua escola. “Para mim foi uma honra participar do documentário, pois pude falar mais sobre o meu bairro, lugar onde aconteceram e acontecem histórias memoráveis e que precisam ser contadas para o mundo todo”, contou Gabriely Ilana.
Assista aqui ao 1º Episódio
Secretaria da Educação lança série de documentários em homenagem ao bicentenário da Independência da Bahia
“ Esta é uma produção de valorização, tanto da história nacional, quanto da história local, pois traz para foco a temática do bicentenário, o que é importantíssimo. Então é extremamente salutar que a Bahia retome o seu local histórico e a importância do 2 de julho nacionalmente”, afirmou a professora do programa Rede Anísio Teixeira e produtora do ‘Minha Escola, Meu Lugar na Rota da Independência’, Cláudia Pessoa.
A professora ressaltou ainda que o este episódio promove, por consequência, a valorização do bairro de Pirajá que, segundo ela, na atualidade tem muitas questões sociais e, muitas vezes, não é notado positivamente na esfera da cidade e do estado. “O ‘Minha Escola, Meu Lugar, na Rota da Independência’ coloca Pirajá em uma posição de destaque, onde ele realmente deve estar, de contextualização histórica, de valorização desse processo, desse bairro tão rico e cheio de subjetividade e significado”, analisou.
“Para mim, enquanto estudante do Colégio Estadual Alberto Santos Dumont e morador de Pirajá, foi muito importante participar deste documentário, pois é comum vermos professores e outras pessoas do meio acadêmico falando da Independência da Bahia, da Batalha de Pirajá e eventos históricos que aconteceram no meio periférico, mas quando trazemos os holofotes para pessoas que moram nestes locais, existe uma outra visão do ocorrido, de como as coisas são tratadas, de como é o relacionamento das pessoas com o espaço e o momento histórico. Então, eu me prontificar a falar neste local foi muito bom para mim e acho que contribuiu muito para o documentário”, pontuou o estudante do Colégio Estadual Alberto Santos Dumont e morador de Pirajá, Ícaro Silva.
A série
“Este quadro estabelece e apresenta, em uma perspectiva documental, uma relação muito interessante entre a comunidade escolar e o bairro ou cidade onde ela está inserida. Entendemos que, para a educação, é extremamente importante esta relação de pertencimento. A escola é um órgão vivo, pulsante em uma comunidade e identidades permeiam esses espaços. Então o ‘Minha Escola, Meu Lugar’ tenta apresentar isso, como a escola, com sua perspectiva histórica, desde a sua fundação até a sua dinâmica funcional nos dias atuais, interfere positivamente na dinâmica social do bairro ou da cidade e vice-versa”, explicou o professor da Rede Anísio Teixeira, diretor e roteirista da série ‘Minha Escola, meu lugar na Rota da Independência’, Marcus Leone.
As demais escolas e cidades que participarão do ‘Minha Escola, Meu Lugar, na Rota da Independência’ serão o Colégio Estadual Ypiranga, em Salvador (02 de Julho), o Colégio Estadual João Ubaldo Ribeiro, em Itaparica, o Colégio Estadual Rômulo Galvão, em São Félix, o Colégio Estadual da Cachoeira, em Cachoeira e o Colégio Estadual do Campo Maria Quitéria, em Feira de Santana.
Notícias Relacionadas
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo