Seminário Interterritorial discute avanços da Educação Profissional

A sexta edição do Seminário Interterritorial da Educação Profissional foi realizada nesta quinta-feira (05/12), no Centro Territorial de Educação Profissional da Costa do Descobrimento (Cetep), em Eunápolis. Abrangendo os Territórios de Identidade do Litoral Sul, Costa do Descobrimento e Extremo Sul, o evento contou com a presença do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, além de diversos atores sociais. Assim como nos encontros anteriores, foram discutidos os avanços quantitativos e qualitativos alcançados após cinco anos da implantação da Educação Profissional na Bahia como política pública de Estado, além de apontados caminhos para ampliação.

O secretário Osvaldo Barreto destacou que o diálogo com os diferentes atores sociais nos territórios de identidade respalda, desde 2007, a política pública de Educação Profissional no Estado da Bahia. Ele ressaltou os avanços alcançados na Rede Estadual, que passou de 4.016 matrículas em cursos técnicos de nível médio, em 2006, para mais de 64 mil, em 2013. O secretário ressaltou, ainda, o incremento da oferta de cursos de formação inicial e continuada pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e enfatizou o Seminário Interterritorial como espaço para prestação de contas e planejamento para a Educação Profissional na Bahia.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educador

“A implantação da Educação Profissional sempre foi pautada no diálogo com os Territórios de Identidade. Nesse momento que conseguimos um crescimento vigoroso da Educação Profissional, o seminário é um ambiente para prestação de contas e, ao mesmo tempo, de reflexão crítica sobre o que estamos fazendo e de diálogo com prefeitos, secretários da educação, movimentos sociais, sociedade civil organizada, para o futuro sobre o que estamos querendo construir. Para nós, é um estímulo para a consolidação desta política que é uma das marcas do Governo do Estado”, afirmou.

Entre os participantes do encontro, estava o representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra e morador do Assentamento Terra Vista, em Arataca, Joelson Ferreira, que destacou como a oferta de cursos técnicos de nível médio tem feito a diferença na vida da juventude do território Litoral Sul. “A Educação Profissional está nos mostrando novos caminhos. Está reunindo a juventude do campo, com a assentada, da cidade, com a juventude indígena e quilombola, que, depois de formada em cursos, como o de Agroecologia, está podendo dar um retorno para as comunidades onde vivem”.

Para Ferreira, o seminário promove um diálogo fundamental. “Os governos federal e estadual acertaram em cheio com a valorização da Educação Profissional. Agora temos que primar pelo avanço e pela qualidade dessa educação, e esse seminário é muito importante para essa discussão”, disse.

Já para a professora de geografia Márcia Virgínia, do Centro Territorial de Educação Profissional da Costa do Descobrimento, o seminário promove uma maior visibilidade sobre os cursos ofertados. “O seminário é importante para repensar o que vai ser feito para qualificar os estudantes de acordo com as necessidades do município de Eunápolis e região. Isso porque, depois que terminarem os cursos, muitos podem permanecer aqui”, avalia.