IAT leva oficinas, jogos e atividades interativas para Encontro Estudantil

Palavras-chave:
Teve início nesta terça-feira (17), na Arena Fonte Nova, o tão aguardado Encontro Estudantil. Com uma programação rica e bem diversa, o evento, que acontece até a próxima quinta-feira (19), reuniu estudantes e professores da rede pública estadual de educação promovendo uma grande interação e compartilhamento de experiências e muito conhecimento.
 
Como parte das atividades oferecidas durante o evento, o Instituto Anísio Teixeira ofertou para estudantes e educadores três espaços: o Espaço Educar, Espaço Maker/Arena Gamer e o Espaço das Agências de Notícias, que é composto por dois estúdios de podcast e uma sala de produção onde os os estudantes, que estão fazendo a cobertura colaborativa do encontro, puderam produzir conteúdos incríveis.
 
Espaço Educar 
 
Destinado à promoção do intercâmbio de saberes e práticas docentes entre professores dos 27 territórios de identidade da Bahia, o Espaço Educar contou, neste primeiro dia de evento, com oficinas de Língua Portuguesa e Matemática, de Aplicativos para aulas dinâmicas e até com uma oficina de Gama de Mesa, que foi um grande sucesso.
 
Segundo o professor Victor Mena, que conduziu a atividade, é possível aprender e planejar se divertindo. “Esse é um jogo para professores no qual a nós pegamos uma situação de sala de aula, um problema, uma dificuldade dos estudantes, transformamos numa missão e vamos debater usando cartas de estratégias, de recursos, de atividades. Terminamos a partida com um planejamento pronto”, explicou.
 
“Já me encantei. A gente precisa mesmo. É muito legal, porque programa de formação todo mundo pede, mas este é um programa diferenciado. Enquanto coordenadora pedagógica estou fascinada e doida para conhecer mais um pouco”, afirmou educadora Renata Barreto.
 
“Acho extremamente importante a gente pensar a educação fora da caixa. A gente espera isso dos nossos alunos. A gente exige isso dos nossos professores, mas, não raro, as formações continuam na mesma caixinha. Então o Gama de mesa é uma ótima oportunidade para pensar e fazer diferente na educação”, opinou a professora Jucelina Guanaes.
 
“Estou responsável pela oficina de Lingua Portuguesa e hoje estamos aqui discutindo intervenções a respeito dos descritores que estão críticos na rede, pensando em metodologias e atividades que possam ser propostas em sala de aula para melhoria destas habilidades de leitura, que são práticas essenciais e que precisam ser contempladas não só por professores de Lingua Portuguesa, mas por toda a rede, toda a escola”, afirmou a professora Fernanda Ventapane.
 
O Espaço Educar contou também com rodas de conversas e atendimentos Saúde e Bem estar, além de orientações sobre o Programa Saúde do Professor feitas pela equipe da Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria da Educação - Sudepe.
 
Cobertura colaborativa - Agências de Notícias 
 
Hoje também, no Encontro Estudantil, estudantes e professores de 83 escolas da rede estadual que participam do projeto Agência de Notícias na Escola produziram conteúdos muito interessantes sobre o evento. O grupo contou com dois estúdios e uma sala de redação para planejamento e organização das pautas, produção de textos e edição. O material produzido pelos estudantes está sendo publicado no instagram das agências, do IAT e da Secretaria.
 
“ Esta sendo uma experiência muito boa. É um evento que tem vários recursos, várias atrações, que nos envolve mesmo e que nos permite realmente atuar, não ficar somente nos bastidores”, contou o estudante Elias Neto, da Agência de Notícias Podfal4r, do NTE 27.
 
“O que estou achando mais interessante é a criatividade dos alunos. É bom ver que tantos trabalhos impressionantes são feitos por gente como a gente, saber que somos nós que estamos construindo tudo isso e que o futuro está ativo no presente. Estamos inovando, criando, indo em frente. Estou com uma expectativa muito boa para os próximos dias. Quero conhecer muita gente, fazer muitas entrevistas e explorar muito o mundo das tecnologias e ciências”, destacou a estudante Tayane França, da Agência de Notícias Tá na Rede, do NTE 26.
 
“É muito bom ter as Agências de Notícias aqui. Os estudantes vivenciando na prática o que é debater, cobrir um evento, o que é falar, fazer a boa informação, a boa comunicação, a experiência de viver este espaço aqui, uma grande imersão. Então eu fico muito feliz. Foi uma decisão acertada nossa de trazer os estudantes aqui para vivenciar esta experiência de cobrir um evento da magnitude que é o Encontro Estudantil”, refletiu a Secretária da Educação do Estado da Bahia, Rowenna Brito.
 
Espaço Maker/Arena Gamer
 
No Espaço Maker/Arena Gamer estudantes e professores ficaram encantados e muito animados. Lá eles desenvolveram atividades práticas e criativas que integram o uso de tecnologias digitais e ferramentas manuais. Realizaram atividades envolvendo modelagem e impressão 3D; fotos com chroma key; alquimétricos e jogos de mesa; prototipagem rápida com arduino e inteligência artificial, jogos AAA, independentes e retrô.

Notícias Relacionadas