Seminário debate o fortalecimento da Educação Integral

O Instituto Anísio Teixeira (IAT) realiza nesta quinta e sexta-feira (24 e 25/11), a 5ª edição do Seminário Estadual de Educação Integral, das 8h30 às 17h, no IAT, em Salvador. Realizado em parceria com o Comitê Territorial Baiano de Educação Integral Integrada (CTBEII), a atividade busca o fortalecimento das políticas de educação integral e o compromisso com a meta 6 do Plano Nacional de Educação, que é promover a oferta em, no mínimo, 50% das escolas públicas.

O Seminário irá trazer debates sobre as estratégias e possibilidades de implantação da educação integral, além de buscar uma reflexão sobre o ensino público e a atual conjuntura política, com palestras, mesas-redondas que reunirá educadores, gestores escolares e estudantes e secretários municipais de educação. A programação conta com a participação da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e da ex-diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica no MEC, Jaqueline Moll, que vai debater o tema “Caminhos da Educação Integral no Brasil”.

“Esse Seminário é um momento para a discussão sobre escola de tempo integral e seus benefícios, que não conseguimos medir a importância, que acaba com a vulnerabilidade da criança e faz ela se ocupar com atividades, tornando-se um cidadão capacitado”, destacou o diretor-geral do IAT, Severiano Alves, que também preside o Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado da Bahia (Forprof).

“Nosso objetivo é fazer uma reflexão sobre a garantia de mais oportunidades educativas e a melhoria da qualidade da educação pública. Também vamos ampliar a discussão sobre a atual realidade política e a perspectiva para a educação nos próximos anos. Tudo para entender como fica a qualificação do tempo da jornada ampliada nas escolas com a implantação do ensino integral”, explicou a articuladora CTBEII, Cláudia Cristina Santos.