Secretaria lança Programa de Educação Matemática nas Escolas Públicas

A Secretaria da Educação do Estado lança amanhã, dia 9 de julho, às 8h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, o Programa de Educação Matemática nas Escolas Públicas da Bahia, com transmissão ao vivo para as salas de videoconferência das Diretorias Regionais de Educação (Direc). O evento, que terá a presença do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, vai debater, entre outras temáticas, as iniciativas da Secretaria para o fortalecimento do ensino e da aprendizagem da matemática nas escolas públicas e a importância da formação dos professores nesta área do conhecimento.

O lançamento do programa vai contar, também, com palestras das professoras portuguesas Maria Lurdes Serrazina, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, e Maria Isabel Piteira do Vale, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A iniciativa vai mobilizar os professores de matemática do Estado num movimento proativo pela garantia da aprendizagem dos estudantes das escolas públicas.

O Programa de Alfabetização Matemática é composto por diversas ações, como o convênio entre a Secretaria da Educação e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia para implantar o programa Sesi-Matemática em 300 escolas estaduais. A assinatura acontece durante o lançamento no IAT. Também está prevista a realização da Feira Baiana de Matemática, parceria com a Universidade Estadual da Bahia (Uneb), prevista para acontecer em novembro.

O Sesi-Matemática desenvolve uma metodologia que associa práticas educacionais modernas à tecnologia e, assim, contribuir na formação de jovens críticos e com raciocínio lógico mais bem aprimorado. “A iniciativa leva a uma mudança radical no ensino e no aprendizado da matemática. A abordagem passa a ser amigável, instigante e atraente, tornando a matemática mais interessante e, consequentemente, facilitando o seu aprendizado”, disse a diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira, Irene Cazorla.

“A iniciativa leva a uma mudança radical no ensino e no aprendizado da matemática. A abordagem passa a ser amigável, instigante e atraente, tornando a matemática mais interessante e, consequentemente, facilitando o seu aprendizado” - Irene Carzola - diretora-geral do IAT

Alfabetização Matemática – Uma outra ação do Programa é o projeto Alfabetização Matemática, material didático que será distribuído, gratuitamente, para todos os 373 municípios parceiros do projeto Pacto com Municípios pela Alfabetização, cujo foco é alfabetizar, com letramento, as crianças até os oito anos de idade.

O material é composto por manual do professor com a proposta didática, caderno de atividades do estudante, caderno com encartes para alunos e professores e cartazes didáticos. Além disso, formadores estaduais e orientadores municipais vêm recebendo formação para que, juntamente com a chegada do material nas escolas, os professores recebam instruções para o seu uso.

A ação irá proporcionar a formação de 10 mil professores e atenderá 143 mil estudantes. “Para garantir a aprendizagem matemática das séries mais avançadas, é preciso proporcionar a alfabetização matemática das crianças na idade certa e, para isso, um grupo de professores da Bahia produziu o Alfabetização Matemática”, enfatiza Irene Cazorla.

A Secretaria da Educação também vai continuar desenvolvendo projetos focados nas disciplinas consideradas básicas para o sucesso em todas as áreas do conhecimento, como português e matemática. “Por meio do IAT, a Secretaria da Educação vem realizando uma série de ações que visam fortalecer a aprendizagem matemática na rede pública estadual. Programas como Gestar na Escola e Ensino Médio em Ação têm contribuído na formação continuada de professores de matemática e proporcionam a distribuição de materiais didáticos para os estudantes com vistas à consolidação de ação de natureza complementar ao trabalho dos professores nas escolas”, afirma a diretora do IAT.