Secretaria inicia Seminários Territoriais da Formação na próxima segunda-feira (7)

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), promove de 7 a 15 de dezembro, os Seminários Territoriais Saberes e Fazeres da Formação Continuada. Serão realizados 14 encontros virtuais, transmitidos pelo canal do IAT no Youtube (youtube.com/institutoanisioteixeiraiat). Os dois primeiros seminários acontecem na próxima segunda-feira (7). Na parte da manhã, às 9h, o seminário será com educadores e estudantes dos Territórios de Identidade do Agreste Baiano e Litoral Norte (NTE18) e Portal do Sertão (NTE19). Já às 14h, a atividade reunirá os educadores do Sudoeste Baiano (NTE20).

Os Seminários da Formação Continuada vão reunir gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, estudantes e representantes das equipes técnicas dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e das Secretarias Municipais de Educação, dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

De acordo com a diretora geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira, os seminários têm como objetivo socializar as experiências pedagógicas desenvolvidas durante o ano de 2020, a partir dos estudos da Formação Continuada Territorial. "Além de socializar as experiências vividas durante os encontros formativos, que este ano aconteceram de forma remota por conta da pandemia, é também um momento de refletirmos sobre a formação continuada, buscando sempre o fortalecimento da aprendizagem dos nossos estudantes", afirmou a gestora. Este ano foram realizados 10 encontros de formação de formadores e seis encontros dos formadores com suas turmas em cada Território de Identidade.

Confira a programação completa

A formação continuada é promovida pela Secretaria de Educação do Estado para duplas gestoras e equipes técnicas das secretarias municipais, se desenvolvendo sob a perspectiva territorial, nos 27 NTEs que compõem o estado, com foco nos profissionais que atuam no Fundamental II e Ensino Médio. Em torno de 9.000 educadores participam da iniciativa, cuja parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), do Itaú Social e das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) contribuem para potencializar o trânsito de saberes, desafios e conquistas entre os municípios de cada NTE.